Abscesso cerebral: causas e sintomas

Abscesso cerebral: causas e sintomas

Abscesso cerebral é uma cavidade dentro do cérebro preenchida por secreção purulenta e delimitada por uma cápsula. Deve-se a uma infecção por bactérias ou fungos que atinge o cérebro a partir de outros focos infecciosos da cabeça, como otites, infecções dentárias, sinusites ou meningites, ou a partir de focos infecciosos do resto do corpo que introduzem bactérias na circulação permitindo que elas alcancem o cérebro.

Os sintomas são os da doença inicial e, posteriormente, ocorre aumento da pressão intracraniana, que se manifesta com dores de cabeça e vômitos. Podem ocorrer convulsões generalizadas ou localizadas. Outros sintomas: rigidez e dor no pescoço, ombros ou costas, confusão mental, sonolência, alteração na visão, problema com a coordenação motora e a fala.

O tratamento é, geralmente, feito com punção para esvaziamento do pus, seguida de antibioticoterapia prolongada (tratamento com antibióticos).

As sequelas, em geral, não são importantes, mas dependem do local do cérebro onde ocorreu a lesão e do diagnóstico precoce. Convulsões tardias frequentemente ocorrem.

O diagnóstico precoce é essencial já que o índice de mortalidade chega a atingir entre 10% a 40% dos casos diagnosticados tardiamente. O abscesso cerebral é grave e pode ocorrer em qualquer pessoa, independente de sexo, idade ou raça. Portanto, a melhor forma de prevenção é seguir a risca as orientações do seu médico no controle e tratamento correto das infecções. Atualmente com os avanços diagnósticos e novos regimes de antibióticos, o índice de mortalidade vem diminuindo a cada ano.

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Perguntas e Respostas em 22 especialidades médicas. Capítulo de neurologia. Médico responsável Prof. Dr. Milberto Scaff (Prof. Titular de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo/FMUSP).

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão.

Matéria sugerida: Abscesso Pulmonar.

Leia também mais artigos na categoria de Neurologia