Arritmia cardíaca pode surgir na infância

Arritmia cardíaca pode surgir na infância

Ao contrário do que se imagina, algumas doenças do coração podem apresentar sinais ainda na infância. É o caso da arritmia cardíaca, que pode surgir logo após o nascimento. O diagnóstico nem sempre é fácil. O recém-nascido, por exemplo, tem um batimento cardíaco normalmente acelerado, com cerca de 120 a 140 batidas por minuto. Os casos de arritmias em bebês podem ocorrer por causas congênitas ou por estar associado a uma cirurgia cardíaca feita para corrigir estes problemas. Existem cardiopediatras que são especialistas em arritmia, uma subespecialidade que está surgindo. "A investigação é muito importante”, diz o especialista do Núcleo de Cardiologia do Hospital Samaritano de São Paulo, Bruno Bueno. Não à toa, no próximo dia 12 de novembro se comemora o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita. A data foi criada para chamar a atenção das pessoas sobre o problema.

O que é arritmia cardíaca?

As arritmias cardíacas se caracterizam por qualquer descompasso no ritmo do coração, como um batimento errado, por exemplo,ou uma alteração em que o coração pode bater mais rápido ou mais lentamente repentinamente. Clique no link azul e leia artigo completo sobre arritmia cardíaca e morte súbita.

Quando a arritmia se altera para baixo, é chamada bradiarritmia ou bradicardia. É preciso também estar atento para não confundir os sintomas do aumento dos batimentos cardíacos da arritmia com o de uma taquicardia.

O sintoma mais frequente da arritmia é a palpitação, uma sensação de batida rápida do coração. Se bater mais de 120 vezes por minuto, pode ser sinal de uma taquicardia. Mas se a pessoa acabou de realizar um exercício físico, esse batimento provavelmente é normal e esperado. Em geral, o paciente se queixa de uma batida muito acelerada, como se o coração estivesse batendo no pescoço.

Como diferenciar o aumento da frequência cardíaca por arritmia?

A frequência cardíaca elevada só é considerada anormal e uma arritmia, quando ocorre um aumento súbito, desproporcional ao esforço realizado, ou durante o sono, ou em atividades normais e de rotina nas quais não houveram qualquer esforço que justificasse esta aceleração cardíaca.

Os casos que chamam a atenção e requerem cuidado redobrado são os de pacientes que apresentam desmaio durante uma atividade física aeróbica, como uma partida de futebol, e aqueles que têm desmaios muito rápidos, sem aviso, causando até mesmo traumas no rosto e fraturas na queda. “Estes casos podem estar relacionados a arritmias mais graves, inclusive com risco de morte súbita ”, alerta o médico do Núcleo de Cardiologia do hospital.

Sintomas da arritmia

• Descompasso nos batimentos cardíacos, às vezes, dando a sensação que ficou faltando uma batida.
Falta de ar ;
Cansaço físico anormal ;
Tontura ;
Desmaio .

Agravantes da arritmia - uma série de fatores influencia para o aparecimento da arritmia. São eles:

• Problemas de diabetes ;
Pressão alta ;
Infarto ;
Colesterol elevado, entre outras doenças.
• As de origem genéticas são raras. Quando isto ocorre,costuma ser mais comum surgir na adolescência ou no adulto jovem.

A fibrilação atrial é um tipo de arritmia que aparece com o avanço da idade. Sua incidência é maior nos homens. A hipertensão, a obesidade, o tabagismo, o diabetes, o estresse e a prática excessiva de esportes sem orientação contribuem para o surgimento da doença. O diagnóstico pode ser feito por meio de exames de rotina, como o teste ergométrico, o eletrocardiograma e o holter de 24 horas.

Nos atletas é imprescindível a avaliação física criteriosa para descartar a existência de arritmia. Os atletas sofrem uma modificação no coração, o chamado coração do atleta ,que dificulta o diagnóstico da doença cardíaca.“Para estes casos, diminui-se a intensidade das atividades físicas, e requer supervisão rigorosa, porque o exagero – na tentativa de ficar saudável - pode por em risco a própria vida. Foi o que aconteceu com o jogador de futebol Serginho que sofreu uma parada cardíaca aos 30 anos de idade duranteum jogo.A morte súbita em atletas é mais comum do quese imaginae pode ser prevenida.

Tratamento da arritmia
A boa notícia é que a arritmia pode ter cura. O tratamento é a ablação por um cateter, um procedimento invasivo não cirúrgico e indolor. O paciente é sedado e o médico introduz um cateter pela veia da perna até chegar ao coração. No local, são aplicadas ondas de calor, por meio da radiofrequência, eliminando-se o foco da arritmia.

Leia o artigo completo: Como prevenir as arritmias cardíacas e a morte súbita

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Veja também mais artigos na categoria de Cardiologia

Leia também: Insuficiência cardíaca tem cura? Causas, sintomas e tratamento