AS CAUSAS DA IMPOTÊNCIA

A ereção peniana é um fenômeno que depende de um mecanismo complexo que integra diversos sistemas do corpo humano. Assim, é necessária a integridade do tecido cavernoso (estrutura peniana constituída por musculatura lisa e espaços que se preenchem de sangue, semelhante a uma esponja) e dos sistemas vascular, neurológico, hormonal e psíquico para que ocorra uma ereção normal. O Prof. Dr. Sami Arap, autor do capítulo de urologia do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) lista as causas mais comuns, com alguns exemplos que podem desencadear distúrbios na ereção peniana:
• Doenças vasculares (arteriosclerose e diabetes);   
• Distúrbios neurológicos (trauma raquimedular);         
• Fibrose de corpo cavernoso (doença de Peyronie);
• Distúrbios psicológicos (ansiedade e estresse);     
Distúrbios hormonais;       
• Tabagismo e drogas;
• Medicamentos (diuréticos, anti-hipertensivos, neurolépticos e antidepressivos).

Na prática clínica, o mais frequente é que o paciente com queixas de impotência tenha mais de um fator determinante da doença. A análise minuciosa de cada caso, por meio de dados obtidos com a história clínica, exame físico e outros exames específicos, é fundamental para um diagnóstico correto e para melhor chance de êxito no tratamento. A idade isoladamente não é determinante causal de distúrbio de ereção, embora possa comprometer a libido.  O que costuma ocorrer é que as doenças vasculares e neurológicas, bem como o desgaste biológico desses sistemas podem comprometer a qualidade e a frequência das ereções penianas. Nos casos de origem essencialmente psíquica, a melhor abordagem é a psicoterapia. Entretanto, quando é predominante um  componente orgânico, alguns casos podem ser tratados com o uso de medicamentos.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Veja também mais artigos na categoria de UROLOGIA

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo e/ou imagem sem citar a fonte com o link ativo. Direitos autorais protegidos pela lei.