As consequências do aneurisma cerebral

As consequências do aneurisma cerebral

No artigo anterior explicamos o que é o aneurisma cerebral assim como as causas, sintomas e diagnóstico. Quando a bolsa do aneurisma se rompe, ocorre o Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVC), conhecido popularmente como derrame cerebral. A hemorragia do aneurisma é grave e leva 1/3 dos doentes rapidamente à morte. Os doentes sobreviventes são levados ao hospital e tratados. Suas sequelas dependerão da intensidade da hemorragia inicial e das lesões que ela causou ao sistema nervoso. Muitos pacientes que sobrevivem a hemorragia inicial retornam as suas atividades.

Entre os sobreviventes a primeira hemorragia, o principal risco a ser enfrentado é uma nova hemorragia, que ocorre, geralmente, logo após a primeira e leva 50% dos pacientes que a apresentam à morte. Outra consequência a ser evitada é o espasmo arterial que ocorre principalmente naqueles pacientes que apresentaram uma hemorragia inicial violenta. Esse espasmo (contração progressiva) se caracteriza por oclusão (fechamento) parcial ou completa das artérias, prejudicando de maneira transitória ou definitiva a circulação em partes ou em todo o cérebro.

Segundo oneurologista Prof. Dr. Milberto Scaff, uma técnica de ultrassom chamada Doppler transcraniano tem sido usada para diagnóstico precoce do espasmo arterial, levando a um melhor controle do mesmo e diminuindo as chances de sequelas. De qualquer forma, as consequências e as sequelas do espasmo dependem da sua intensidade e da localização das artérias acometidas, podendo variar desde sintomas leves e reversíveis até lesões neurológicas definitivas.

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Perguntas e Respostas. Capítulo de neurologia. Médico responsável Prof. Dr. Milberto Scaff (Prof. Titular de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo/FMUSP).

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Veja também matéria relacionada:
Aneurisma Cerebral: causas, sintomas, diagnóstico e tratamento