Atividades físicas são importantes para o pulmão?

Atividades físicas são importantes para o pulmão?

Exercícios físicos fazem bem aos pulmões?
Os exercícios físicos ou caminhadas são sempre úteis ao organismo. A quantidade deve ser proporcional ao limite individual, porém com tendência ao aumento progressivo. Entretanto, deve-se ter em mente que nenhuma atividade se reflete especificamente sobre um órgão. Assim, o exercício físico repercute favoravelmente sobre o indivíduo como um todo, não tendo nenhuma ação específica sobre o pulmão.

Fazer ginástica ou caminhar faz bem a circulação e ao coração além de ser fundamental no combate a gordura. A lista de doenças causadas ou agravadas pela obesidade é enorme. A obesidade pode acarretar doenças cardíacas, vasculares (nos vasos sanguíneos), respiratórias, digestivas, hormonais, renais, da pele, das juntas e músculos. Clique no link e leia informações complementares:
Doenças causadas pela obesidade
Não confunda cansaço com falta de ar
Exercícios físicos e coração

Em relação aos pulmões, qual o melhor exercício para mantê-los sadios?
No caso particular dos pulmões, a natação tem sido recomendada por exercitar concomitantemente vários grupos musculares, o que beneficia o organismo como um todo, incluindo-se o pulmão. Porém, deve-se atentar para alguns fatos, entre os quais o da natação em piscina aquecida durante o inverno. Ao deixar o ambiente quente da piscina, o indivíduo deve evitar se expor ao frio do ambiente externo, pois a mudança abrupta de temperatura pode provocar o desenvolvimento de tosse e facilitar as infecções das vias aéreas superiores e sinusite. Além disso, a ação irritativa do cloro facilita o desenvolvimento de crises brônquicas, em particular a asma. Hoje, há meios modernos que permitem substituir o cloro e cujas piscinas devem ser preferidas. Clique no link em azul e leia o artigo relacionado: Causas da dor de ouvido após natação

As informações desta matéria são do livro Medicina, Mitos & Verdades (Carla Leonel), capítulo de pneumologia. Médico responsável Prof. Dr. Francisco Vargas (Professor Titular da Disciplina de Pneumologia da Faculdade de Medicina - FMUSP).