Beber água na refeição engorda?

Beber água na refeição engorda?

Até que ponto é prejudicial tomar líquido durante as refeições? Por que dizem que engorda? E o gás do refrigerante? A água não tem caloria, portanto não engorda. Tomar líquido em excesso distende o estômago e prejudica seu esvaziamento. O retardo no esvaziamento do estômago causa desconforto, estufa a barriga e provoca queixas como “fico conversando com a comida”, ou dor que se confunde com gastrite. Além disso, encher o estômago em demasia, além da sua capacidade, com líquido e/ou alimento, favorece à doença do refluxo gastroesofágico – clique no link azul e leia artigo completo.

Quanto ao gás do refrigerante , ele não engorda ou causa inconveniente, desde que seja ingerido por pessoa que não tenha problemas gástricos.

Por que dizem que só deve-se ingerir água 1 hora antes ou até 1 hora depois das refeições?
Proibir totalmente a ingestão de líquidos durante a refeição, e estabelecer limites precisos como "1 hora antes ou 1 hora depois" não faz o mínimo de sentido. Se, por um lado, a água em excesso provoca uma sensação de saciedade mais precoce que ocorre pela distensão do estômago (e as consequências relatadas na questão acima), por outro lado faz o indivíduo se acostumar com volumes cada vez maiores no estômago, levando-o, desta forma, a comer mais para sentir-se satisfeito, com a "barriga cheia".

Normalmente, deve-se mastigar bem o alimento para que ele desça sem que machuque o esôfago. Recomenda-se inclusive tomar um pouco de líquido , antes, durante ou logo após as refeições para facilitar o processo de digestão e o combate à prisão de ventre.

É verdade que beber bastante água ajuda no emagrecimento?
É mito. O corpo está submetido a uma regulação extremamente sensível, e bebemos a água necessária para a manutenção de uma concentração equilibrada de sais minerais no sangue. Não tem fundamento algum tal teoria.

Entretanto, beber água fora do horário das refeições pode ajudar a saciar a fome. Normalmente, o líquido elimina a vontade de comer, ajudando um pouco, aquelas pessoas que não desejam engordar.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Veja também matérias relacionadas:
Erro alimentar: os problemas digestivos causados por hábitos inadequados
O ganho de peso após a alimentação

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) - Editora CIP. Capítulo de endocrinologia (Prof. Dr. Alfredo Halpern) e gastroenterologia (Prof. Dr. Luiz Chehter).