Candidíase oral, genital e no corpo

Candidíase oral, genital e no corpo

O que é candidíase?
Candidíase ou candidose são termos que designam infecção por fungos que faz parte da flora do trato digestivo de pessoas saudáveis.

Causas da candidíase
Os principais causadores desse desequilíbrio são mudanças hormonais ou o uso de antibióticos. As infecções ocorrem quando há desequilíbrio local de alguns órgãos ou tecidos, se a pessoa possui doenças ou condições que afetam a imunidade (como diabetes, imunodeficiências congênitas ou adquiridas, entre outras), o uso de medicação imunossupressora, corticoides e também por desnutrição.

Sintomas da candidíase e locais de manifestações

Os sintomas variam conforme o local comprometido:

Candidíase oral: a forma mais comum na infância em crianças saudáveis é a candidíase oral, conhecida popularmente como “sapinho”, que causa manchas esbranquiçadas na mucosa oral e na língua. Leia também: Afta, herpes labial ou sapinho? Reconheça as diferenças

• Candidíase no corpo: outra manifestação frequente na infância é na área das fraldas, em que há manchas vermelhas e descamação, frequentemente confundidas com assaduras ou alergias. Clique no link azul e leia o artigo complementar: causas das assaduras e como evitá-las

• Candidíase vaginal e genital: nas mulheres e adolescentes pode haver candidose vaginal ou genital, que se manifesta com corrimento e prurido genital intenso.

Candidíase nas unhas e nos dedos das mãos: é comum também, principalmente em pessoas que lidam muito com água, aparecer nas unhas, causando descolamento, e também, nos espaços entre os dedos das mãos (clique para ler o artigo relacionado).

• Candidíase nas dobras de pele: com assaduras ou vermelhidão, pode ser acompanhada por descamação e coceira em áreas muito úmidas, como dobras da pele em bebês ou obesos, virilha, espaço entre os dedos dos pés ou prepúcio (pele que recobre a cabeça do pênis).

• Candidíase no organismo: Em doentes graves e imunossuprimidos, pode surgir como infecção sistêmica ou de órgãos internos.

Prevenção da candidíase

No verão, aumenta a incidência da doença devido ao uso de trajes de banho molhados por muito tempo, o que favorece a proliferação do fungo. Como a região fica úmida e quente, favorece o seu desenvolvimento.

Tratamento da candidíase

“Cabe ao médico fazer o diagnóstico, prescrever o tratamento e identificar o que favorece o desenvolvimento da doença . O tratamento costuma ser simples, com o uso de medicação antifúngica por via oral, cremes para uso local ou remédio sistêmico, a critério médico, e com modificações das condições predisponentes identificadas, se for o caso”, diz Dra. Maria Cecilia Rivitti Machado, dermatologista da Sociedade de Pediatria de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Matérias relacionadas:
Doenças sexualmente transmissíveis: causas e sintomas
Corrimento Vaginal
Corrimento vaginal em crianças

Categoria de Ginecologia: Prof. Dr. Thomaz Rafael Gollop