Embolia pulmonar: causas, sintomas e consequências

Embolia pulmonar: causas, sintomas e consequências

O que provoca a embolia pulmonar?
Embolia pulmonar ocorre quando um coágulo de sangue previamente existente em uma veia do corpo se desprende e emboliza (viaja) até os pulmões bloqueando um vaso ou artéria pulmonar (veja ilustração). Normalmente, são coágulos presentes nas veias profundas dos membros inferiores, que se formam em pessoas com problemas circulatórios. Atenção nas viagens longas. Em voos prolongados, procure andar pelo avião para evitar a inatividade e ativar a circulação.

Os pacientes portadores de neoplasias (câncer) independente do sítio primário (local de origem do tumor) também têm grande propensão a formar coágulos (não obrigatoriamente nas pernas), que se desprendem formando os êmbolos que migram para o pulmão e determina a embolia pulmonar.

Em uma minoria de casos, a embolia pode acarretar a necrose (morte) da área do pulmão que foi lesada, caracterizando dessa forma um enfarte pulmonar - clique no link azule leia também sobre enfarte pulmonar.

Apesar dos êmbolos normalmente serem de coágulos sanguíneos, com menor incidência, a embolia também pode ser causada por êmbolos de gordura, ar (embolia gasosa) entre outros como especificado abaixo :

• Eliminação de êmbolos de gordura dos ossos: nos casos de fraturas;

• Nas embolias sépticas (infecção): pedaços de colônias de bactérias que viajam pela corrente sanguínea;

• Quando parte do líquido amniótico passa para a circulação da mãe durante o parto;

• O estrogênio influencia na coagulação sanguínea e mulheres que fazem uso dele tem o risco aumentado em três vezes de trombose venosa (formação de coágulos de sangue) - clique no link azul e saiba mais sobre trombose;

Entrada de ar na circulação: causada por perfuração das veias que permita a entrada de ar, como, por exemplo, em caso de uma injeção;

Em mergulhos profundos: existem regras que devem ser seguidas pelos mergulhadores para evitar a entrada de ar na circulação sanguínea que causam a embolia;

• São raros, mas existem relatos de os casos de embolia pulmonar causado pela lipoaspiração, denominado síndrome de embolia gordurosa.

Os principais sintomas da embolia pulmonar

• Dor torácica,

• Tosse com expectoração sanguinolenta (mais frequente no enfarte pulmonar)

• Falta de ar.

• Estima-se que em 10% dos casos a embolia pulmonar determine morte súbita.

Nos casos em que se estabelece o diagnóstico, a mortalidade é tanto menor quanto mais precoce for instituído o tratamento. O objetivo principal do tratamento é a redução (retardo) da coagulação sanguínea, que se consegue com o uso de anticoagulantes.

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Perguntas e Respostas em 22 especialidades médicas. Capítulo de pneumologia. Médico responsável Prof. Dr. Francisco Vargas, Titular da Disciplina de Pneumologia da USP.

Leia também: Dicas para você não se sentir mal em viagens com altas altitudes