Artrite infecciosa também chamada de artrite séptica é a inflamação das juntas que ocorre por uma infecção, ou melhor, por uma invasão de um micro-organismo (bactéria, vírus ou fungo) na articulação - veja a ilustração acima. Este agente infeccioso (micro-organismo) chega até a articulação através do sangue (mais comum) ou através de um ferimento perto da própria articulação.

CAUSAS
Sempre que o médico pensa que um paciente pode estar com uma artrite infecciosa, a primeira coisa a pesquisar é o que chamamos de “porta de entrada”. Este é, geralmente, o primeiro local onde o micro-organismo “entrou” em nosso corpo, antes de atingir a circulação sanguínea. Embora possam existir várias “portas de entrada”, as mais comuns são: infecção de garganta, infecção urinária, doenças sexualmente transmissíveis, lesões de pele e drogas injetáveis.

SINTOMAS
Geralmente, mas nem sempre, o paciente tem febre alta e sinais de cansaço e mal-estar. Mais de uma articulação pode estar acometida pelo processo infeccioso e, geralmente, estão quentes, vermelhas e muito doloridas.

BACTÉRIAS
As bactérias mais comuns que causam a artrite infecciosa são: Staphylococcus aureus e Neisseria gonorrhoeae;
• Em crianças, são mais comuns as bactérias: Estreptococo do grupo B, S. aureus e bacilos entéricos gram-negativos;
• Nos menores de 5 anos de idade: Haemophilus influenzae, S. aureus e Streptococcus pyogenes;
• Nos adultos jovens, predomina a bactéria Neisseria gonorrhoeae.

DIAGNÓSTICO
Um dos melhores métodos de diagnóstico é a aspiração do líquido da articulação, chamado de líquido sinovial. Na infecção, este líquido tem aspecto leitoso ou mesmo amarelado ou esverdeado, contendo um grande número de células brancas e bactérias. A análise deste líquido em laboratório fornece informações valiosas que dão grande ajuda na condução do tratamento.

TRATAMENTO
Quando a infecção articular é por uma bactéria, o tratamento consiste em rápida introdução de antibióticos, cuja escolha depende do agente infeccioso. Na maioria dos casos, o antibiótico tem de ser dado inicialmente por via endovenosa (na veia), para se ter certeza que o nível sanguíneo eficaz da medicação foi atingido.

Algumas vezes, é necessário fazer uma “lavagem” articular para que um grande número de bactérias e produtos da inflamação sejam rapidamente retirados da articulação.

A ação rápida do médico pode impedir a progressão do processo infeccioso que, se persistente, pode alterar a estrutura da articulação promovendo mau funcionamento articular.

Compartilhe informações de saúde. A informação é uma forma de prevenção. O diagnóstico precoce pode impedir o agravamento da doença, facilita a cura e evita sequelas.

Este conteúdo é exclusivo do capítulo de Reumatologia do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Médico responsável Prof. Dr. Cristiano Zerbini, Coordenador do Núcleo Avançado de Reumatologia do Hospital Sírio Libanês e Diretor do Centro Paulista de Investigações Clínicas. Proibida reprodução total ou parcial sem citar a fonte.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Veja matérias relacionadas:
Artrite reumatoide
Será que estou com reumatismo
Causas e sintomas da Artrose 
• Artigos na categoria de Reumatologia 
• Infecção de garganta em crianças 

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo sem citar a fonte com o link.

SUAS DÚVIDAS NO CONSULTÓRIO MÉDICO
Livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel): capa dura, 800 páginas, perguntas e respostas em 22 especialidades médicas com os mais bem conceituados nomes da Medicina no Brasil. Best-Seller: mais de 300 mil cópias vendidas.
• PROMOÇÃO: Compre um e leve dois. Por apenas R$ 99,00 você recebe 2 livros iguais. Pagamento facilitado em até 10 X R$ 9,90 sem juros no cartão de crédito. O frete é por nossa conta. Válido apenas no Brasil e em um único endereço escolhido por você. Não perca esta oportunidade.
Clique neste link COMPRAR e saiba mais. A informação ajuda no diagnóstico precoce e pode salvar vidas.