As dificuldades para engravidar atingem entre 10 e 15% dos casais em idade fértil. Os mecanismos de concepção são complexos e dependem de muitos fatores. A chance de um casal saudável engravidar por meios naturais é, em média, 25% ao mês, assim, os especialistas consideram a existência de problemas de fertilidade quando não há gravidez após um ano de relações sexuais frequentes sem o uso de anticoncepcionais.

De modo geral, 40% dos casos de infertilidade são atribuídos a fatores masculinos, 40% estão relacionados à mulher e 20% decorrem da combinação de distúrbios do casal. Clique no link azul e saiba as Causas da Infertilidade Feminina

CAUSAS DA INFERTILIDADE MASCULINA

Alterações morfofuncionais dos espermatozoides
Os espermatozoides são considerados normais quando estão de acordo com padrões específicos. As seguintes alterações morfofuncionais podem comprometer a fertilidade masculina:
• Oligospermia (baixa contagem de espermatozoides),
• Astenospermia (baixa motilidade),
 • Teratospermia (alta incidência de formas anormais) - veja a ilustração

Ausência de espermatozoides
A azoospermia (ausência de espermatozoides) pode ser consequência da obstrução dos canais deferentes ou do epidídimo – região onde são armazenados os espermatozoides após sua produção. A falta de espermatozoides também está relacionada a possíveis falhas dos testículos, causada por problemas congênitos, hormonais ou doenças infecciosas, como caxumba.

Varicocele
As varizes dos testículos afetam cerca de 10% dos homens. A dilatação das veias da região dos testículos, especialmente após exercícios físicos, dificulta o retorno venoso, aumentando a temperatura local. Como consequência, a qualidade do sêmen fica comprometida com diminuição da motilidade e da produção dos espermatozoides.

Fatores imunológicos
Fatores imunológicos também alteram a fertilidade masculina. A produção de anticorpos que atuam contra os próprios espermatozoides pode acontecer após uma cirurgia, trauma ou infecção na área genital. Os anticorpos diminuem a motilidade e comprometem a habilidade do espermatozoide de penetrar e fertilizar o óvulo. Por isso, doenças acompanhadas de febre, infecções e traumas na região genital merecem atenção na investigação de causas para a infertilidade. O mesmo vale para exposição à radiação e o uso de substâncias tóxicas.

As técnicas de reprodução assistida trazem excelentes resultados quando bem utilizadas. A inseminação artificial é utilizada quando há pouco volume ou baixa concentração e motilidade dos espermatozoides. Pode ser válida também para contornar alterações do muco cervical – que auxilia a migração dos gametas masculinos para as tubas. Após passarem por um tratamento no laboratório, os espermatozoides são depositados na cavidade uterina durante o período de ovulação (induzida). É um procedimento simples, realizado por meio de um cateter introduzido no útero. As chances de sucesso estão entre 20 e 30%, dependendo da causa da infertilidade. Para homens com raros espermatozoides ou com sério comprometimento morfológico e funcional dos gametas existe outra técnica chamada de ICSI – intracytoplasmatic sperm injection (injeção intra-citoplasmática de espermatozóide) que abordaremos no próximo artigo.

Fonte: Dra. Mariangela Maluf, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana, ganhadora de 13 prêmios científicos nacionais. Diretora clínica do CEER (Centro Especializado em Reprodução Humana). Proibida reprodução total ou parcial sem citar a fonte com o link

Leia também matéria relacionada:
Quantidade de esperma e a fertilidade

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo sem citar a fonte com o link.

SUAS DÚVIDAS NO CONSULTÓRIO MÉDICO
Livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel): capa dura, 800 páginas, perguntas e respostas em 22 especialidades médicas com os mais bem conceituados nomes da Medicina no Brasil. Best-Seller: mais de 300 mil cópias vendidas.
• PROMOÇÃO: Compre um e leve dois. Por apenas R$ 99,00 você recebe 2 livros iguais. Pagamento facilitado em até 10 X R$ 9,90 sem juros no cartão de crédito. O frete é por nossa conta. Válido apenas no Brasil e em um único endereço escolhido por você. Não perca esta oportunidade.
Clique neste link COMPRAR e saiba mais. A informação ajuda no diagnóstico precoce e pode salvar vidas.