Cirurgia do desvio de septo

Cirurgia do desvio de septo

O sucesso da cirurgia de desvio de septo é permanente?
Durante muito tempo, a cirurgia do septo foi considerada ineficaz ou com resultado pouco duradouro. Depois, descobriu-se que outros fatores contribuíam para a obstrução nasal, como as rinites e pólipos. Hoje em dia, muito mais que a cirurgia do septo, os otorrinolaringologistas falam em cirurgia funcional do nariz. Isto significa a correção de todos os fatores que podem estar relacionados ao seu mau funcionamento, como, por exemplo:

Cornetos nasais aumentados: os cornetos são lâminas ósseas em formato de conchas revestidas por mucosa, situadas nas partes laterais da cavidade do nariz e que têm a função de aquecer e umidificar o ar inspirado;

Remoção de pólipos: formações inflamatórias, também chamadas de carne esponjosa, que se comportam como tumores benignos e surgem na mucosa nasal;

• O próprio desvio de septo.

A correção cirúrgica de distúrbios relacionados à alergias, como aumento dos cornetos nasais e pólipos, deve ser seguida de um rigoroso acompanhamento da rinite alérgica, porque, se a alergia se mantiver em atividade, poderá, depois de alguns anos, induzir a recidiva (retorno) do quadro.

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel ). Perguntas e Respostas em 22 especialidades médicas. Capítulo de Otorrinolaringologia. Médico responsável Prof. Dr. Oswaldo L. Mendonça Cruz.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique nos links abaixo e leia também:
Causas e sintomas do desvio de septo
O formato do nariz e o desvio de septo