Cólicas no recém-nascido

Cólicas no recém-nascido

Ainda não existe um consenso quanto à causa de cólicas nos bebês. Aparentemente, elas estão relacionadas à maior sensibilidade ao reflexo gastrocólico que existe nos bebês nos três primeiros meses de vida. Esse reflexo consiste em aumento do movimento gastrintestinal (movimento peristáltico), após a ingestão do alimento, que pode resultar na eliminação de gases e fezes. Como, em geral, as cólicas aparecem no começo da noite e na madrugada, a hipótese de que estejam relacionadas a fatores ambientais também é considerada.

Quando o bebê apresenta crise de cólica, pode-se oferecer calor na barriga através de bolsas de água quente ou mantas elétricas, tomando cuidado para que não queime a pele. Massagens leves na região abdominal, assim como posicionar a criança de barriga para baixo no colo da mãe, são alternativas.

O pediatra Dr. Cláudio Schvartsman alerta que os medicamentos disponíveis no mercado apresentam diversos efeitos colaterais com eficácia não comprovada e, portanto, devem ser evitados.

Clique em pediatria e navegue pelo nosso site para ler mais artigos nessa categoria.
Leia também: Recém-nascido que regurgita muito ou vomita com frequência pode estar doente?