Comer pouco faz engordar em dobro

Comer pouco faz engordar em dobro

Dietas com baixas calorias pode provocar o efeito sanfona? Por que algumas pessoas engordam ainda mais após uma dieta de emagrecimento radical?

À medida em que o indivíduo perde peso, progressivamente, ocorre uma queda do metabolismo. Essa queda deve-se a vários fatores, sendo os principais a diminuição do peso que consequentemente leva a diminuição do esforço físico (esforço que antes sustentava os próprios quilos a mais), e a mudança do organismo para um modo "mais econômico".

Antigamente, esta forma de poupar energia era fundamental para a preservação da espécie já que o corpo precisava manter-se vivo mesmo quando faltava alimento. Com isso, ele se adaptava para poder sobreviver e seu metabolismo se modificava por instinto de sobrevivência. E é desta forma que nosso corpo funciona. Essas mudanças ocorrem mais rapidamente quando o indivíduo é submetido a regimes de muito baixas calorias como, por exemplo, os de spas. Porém, não dá para dizer um tempo fixo pré-determinado para que ocorra esta queda de metabolismo, mas pode, nesses casos, demorar de alguns dias a poucas semanas.

É possível emagrecer consumindo a mesma quantidade de calorias calculada na Taxa de Metabolismo Basal (TBM)?O que terá para diminuir nesses casos e continuar o processo de emagrecimento?

Quando o metabolismo se iguala ao número de calorias ingeridas, o indivíduo para de emagrecer, o que equivale a um platô em um gráfico de evolução de peso X tempo. Para continuar emagrecendo, é necessário então aumentar o metabolismo (com atividade física e/ou medicamentos), ou diminuir a ingestão de calorias (com restrição da dieta e/ou medicamentos).

A taxa de metabolismo basal significa a quantidade de calorias necessariamente gastas para permanecermos vivos, ou seja, para respirarmos, nosso coração bater, o sangue circular pelo corpo, para as nossas células trabalharem e até mesmo as calorias consumidas para que nosso corpo mastigue, absorva e digira e alimentação (processo de digestão). Por isso costuma-se dizer que quanto mais refeições fracionadas forem feitas colabora com o aumento da TMB. Obviamente deve-se dividir a quantidade de calorias nessas refeições fracionadas e ter o cuidado para não consumir a mais.

Qual o segredo para conseguir emagrecer sem atingir o platô e não voltar a engordar?

A disciplina. E isso se torna impossível caso a pessoa se submeta a uma dieta radical que carece de qualquer fundamento e, muito menos, se sujeite a jantar uma folha de alface.

Por isso, é de fundamental importância que toda dieta seja feita lentamente e, indiscutivelmente, com acompanhamento médico durante esta fase e, principalmente, no processo de manutenção, evitando-se assim que o paciente atinja o seu platô em um curto espaço de tempo. As dietas elaboradas, organizadas à longo prazo e baseadas em uma reeducação alimentar são as que têm o maior índice de sucesso.

Um paciente que consumia 5.000 calorias diárias deverá ter redução gradativa, iniciando sua dieta com, por exemplo, 2.000 calorias e diminuindo aos poucos essa quantidade, evitando assim que atinja o seu "platô" precocemente, dificultando a manutenção do seu peso ideal.

Dietas padronizadas de baixa calorias, com cardápios pré-estabelecidos, xerocadas e distribuídas aos pacientes sem individualização, sem respeitar hábitos próprios e com grandes listas de alimentos proibidos, além de ser errada, não têm aderência satisfatória, e, normalmente, após duas ou três semanas, a pessoa acaba desistindo. Além do mais, embora até se promova a perda de peso, o peso inicial é facilmente recuperado.

Já as dietas de livre escolha supervisionadas, como a dieta dos pontos, onde o paciente tem acesso também a alimentos tradicionalmente proibidos nas dietas convencionais, promovem uma aderência maior. Esta abordagem, embora leve a uma reeducação alimentar e seja mais liberal em relação aos alimentos empregados, não deixa de ser, tecnicamente falando, uma dieta com diminuição de calorias.

Nas dietas corretas, a quantidade de calorias que a pessoa deve comer ao fim do tratamento para redução do peso deve ser consideravelmente menor que a quantidade habitual que a pessoa comia quando era obesa. Certamente, o retorno aos hábitos alimentares anteriores representará o retorno ao peso excessivo anterior.

As dietas com diminuição de calorias fazem parte de todo e qualquer tratamento ético e científico para a obesidade. É função do médico e do nutricionista tornar o regime mais tolerável e com ele proporcionar não somente a perda de peso, mas também todo um processo de aprendizado em relação à alimentação, que auxilie o paciente no processo de manutenção.

É importante citar que o tratamento de manutenção é imprescindível para o sucesso da dieta, uma vez que sem ele o índice de retorno ao peso original é de cerca de 90%. Para alguns pacientes que perderam muito peso, essa fase de manutenção, acompanhada periodicamente pelo médico, pode durar anos ou mesmo o resto da vida.

Leia artigos complementares:
Entenda como funciona o metabolismo
Doenças e medicamentos que desequilibram o metabolismo
O ganho de peso após a alimentação
Causas da gordura localizada
Por que eu tenho tendência a engordar?
Quantidade de calorias indicadas para emagrecer ou manter o peso
Os maiores enganos nas dietas de emagrecimento
Por que os carboidratos engordam?

Fonte: Capítulo de endocrinologia do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Médico responsável Prof. Dr. Alfredo Halpern. Matéria do livro.