Como escolher um personal trainer

Como escolher um personal trainer

Você chega na academia todo animado para treinar. Suas intenções são boas e você quer resultados. O personal trainer e life coach Flávio Settanni aponta os cinco maiores erros que você deve estar atento para conseguir um treino realmente eficiente e com um profissional de qualidade. Pense em trocar de personal se ouvir ou se identificar com as seguintes situações:

Você não pode sentir dor no dia seguinte
Balela. O que não é recomendado é dor excessiva, aquela em que você não consegue se mexer, onde pode ter havido lesões nas fibras musculares. Uma dorzinha, aquela sensação de que treinou bem, é até desejável. Quer mudar seu corpo? No pain, no gain. Treininho leve é enganação.

O professor ou a academia prescrevem o mesmo programa para todos
Preguiça. É como se o médico receitasse o mesmo remédio para problemas diferentes. Se você tem ombros estreitos e gordura no quadril , não vai fazer o mesmo programa de quem tem ombros largos e perna fina. O bom personal deve ajudar a equilibrar o SEU corpo e, portanto, a receita é individual.

Você recebe orientação de como treinar, mas ninguém te diz como se alimentar ou o que beber socialmente
Perda de tempo. Alimentação correta sem ginástica dá resultado por um tempo. Malhar sem orientação de alimentação, ou não vai funcionar (os músculos não irão aparecer) ou vai te deixar uma gorda durinha.

Seu professor indica os exercícios, mas não alerta para os detalhes de execução
Risco de desânimo. Três meses de ginástica bem feita equivalem a um ano mal orientado. Isso para não falar das possíveis lesões de treinar sem amplitude e os movimentos corretos. Cobre dele os detalhes da execução, até onde descer, quanto esticar o braço, posição do cotovelo etc.

Repetições muito altas ou baixas
Cuidado. Mais de 15 repetições não tem efeito estético, e menos de 8 exigem altas cargas para serem eficientes, aumentando o risco de lesão. Fique entre 10 e 12 com esforço no final que o sucesso é garantido.

Procure sempre um treinador inspirado e motivado!

Flávio Settanni é formado em Educação Física pela Fefisa, tem especialização em musculação estética, performance esportiva e em nutrição de resultados.

Leia mais artigos nas categorias
Esporte e Saúde do atleta
Alimentação e Suplementos