Como saber o dia da ovulação? 6 maneiras para você descobrir se está ovulando

Como saber o dia da ovulação? 6 maneiras para você descobrir se está ovulando

Como saber o dia da ovulação?Posso não estar ovulando, apesar de menstruar?
Independente da mulher menstruar todos meses, nada impede que ela tenha ciclos sem ovulação ou mesmo ter óvulos de má qualidade que não sobrevivem a fecundação - Leia também: Por que não consigo engravidar

Coágulos na menstruação sugere ciclo sem ovulação - clique no link azul e leia mais sobre este assunto.

O fato de ocorrer a ovulação sadia também não é garantia de que a gravidez se concretize. A cada ciclo menstrual a chance de uma mulher engravidar é de 30% em casais que tenham vida sexual regular (relações sexuais 3 vezes por semana). Os espermatozoides costumam sobreviver de 24 até 72 horas no corpo da mulher. Por isso, é importante ter relações sexuais perto do período fértil, dia sim, dia não. Sexo todos os dias não é aconselhável porque enfraquece os espermatozoides - clique no link e leia: A quantidade de esperma influencia na fertilidade .

A partir de um ano sem que ocorra a gravidez deve-se procurar um especialista. Muitos fatores podem prejudicar a fertilidade e não necessariamente o problema é da mulher. Estimativas indicam que 40% são de causa feminina, 40% de causa masculina e 20% de ambos.

Para avaliação da fertilidade da mulher é possível realizar exame em laboratório para medir o hormônio anti-mulleriano (AMH) considerado o marcador da reserva de folículos (os futuros óvulos) que indica o potencial de fecundidade. Com o avançar da idade, os níveis começam a cair seguindo uma curva padronizada, apesar de que mulheres de mesma idade podem ter reservas foliculares diferentes. Resultado de AMH > 1 ng/dL indica possibilidade de gravidez.

Fatores que prejudicam a ovulação

1. Por vezes, a ovulação não se verifica porque o hipotálamo (a parte do cérebro que coordena e controla a atividade hormonal) não segrega a hormona libertadora de gonadotropina, que é necessária para a ovulação.

2. Problemas dos ovários, como síndrome dos ovários policísticos, a insuficiência de seu funcionamento (hipogonadismo), tanto o hipo quanto hipertireoidismo, alteração dos níveis de prolactina e distúrbios das adrenais também podem prejudicar a fertilidade.

6 maneiras para você descobrir se está ovulando: sinais que indicam a ovulação

1. Um muco mais líquido e transparente costuma sair da vagina da mulher. Ele não é tão espesso quanto ao que aparece nos dias subsequentes pois, como os espermatozoides nadam, esse muco tem a finalidade de facilitar a viagem dos espermatozoides do útero até as trompas, local onde ocorre a fecundação. Após a ovulação o muco se torna mais viscoso e esbranquiçado

2. A temperatura do corpo sobe em média 0, 4 °, devido a produção de progesterona pelo folículo. Se você medir sua temperatura diariamente, perceberá esta diferença.

3. A libido também aumenta e os feromônios entram em ação. Feromônios é o odor natural do corpo que durante a ovulação é exalado de forma mais intensa como um afrodisíaco para atrair o parceiro.

4. Dor como uma pequena cólica indica que o óvulo já cresceu e o ovário o está liberando para as trompas, local que ocorre a fecundação. Nas trompas, o óvulo sobrevive apenas 24 horas. Após este período, mesmo que existam espermatozoides nas trompas não ocorrerá a gravidez.

5. Atualmente existem testes de ovulação vendidos em farmácia, semelhantes aos testes de gravidez. É feito por meio da urina a cada 12 horas no período fértil e detecta a elevação do hormônio LH que indica a ovulação.

6. Para maior precisão, exame de imagem como a ultrassonografia transvaginal seriada, acompanha o desenvolvimento folicular nos ovários desde aproximadamente o 10º dia do ciclo até a rutura ovular - veja a ilustração.

Vale lembrar que algumas mulheres não ovulam todos os ciclos, portanto não vão detectar a ovulação.

Leia matérias relacionadas a este assunto:

Causas da cólica menstrual

A gravidez após os 35 anos

Causas da infertilidade feminina

Riscos e benefícios da pílula anticoncepcional

Como saber se estou grávida antes do atraso menstrual

Menstruei e mesmo assim estou grávida? Como pode?

Conteúdo exclusivo do livro e site Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Médico responsável: Ginecologista e obstetra Prof. Dr. Thomaz Gollop