Cuidado ao usar o ácido retinoico

Cuidado ao usar o ácido retinoico

A idade vai chegando e inevitavelmente os sinais do tempo aparecem juntos... ninguém escapa! Tal como o organismo, o envelhecimento da pele começa a nível celular, e até a meia-idade, pode perder até 50% de sua capacidade de renovação. A genética, o estilo de vida e os cuidados com o rosto é o que faz a diferença quando se vê duas pessoas, uma parecendo mais velha e a outra mais jovem, apesar de ambas terem a mesma idade cronológica. Mas saiba que tanto as rugas como a flacidez são como uma “doença” e que podem ser combatidas.

Quer ter uma pele linda e jovem? Basta focar e começar hoje mesmo a cuidar da sua aparência, e o melhor... sem precisar de plástica!

A juventude em um pote
O ácido retinoico é um composto derivado da vitamina A e faz maravilhas para a pele. Considerado uma substância poderosa no combate ao envelhecimento ele tem o poder de renovação celular, estimulando a produção de colágeno e reorganizando as fibras elásticas, responsáveis pela firmeza, sustentação e elasticidade da pele. É um verdadeiro tratamento de rejuvenescimento facial melhorando a textura de pele além de diminuir consideravelmente rugas e flacidez.

Essa substância milagrosa também é eficaz no tratamento de manchas, sardas, acne e, inclusive, nas cicatrizes já causadas pela acne.

Apesar do ácido retinoico fazer milagres, ele exige uma série de cuidados para o feitiço não virar contra o feiticeiro. Diferente do ácido hialurônico que é o ácido da hidratação e turgor da pele, o retinoico é o da descamação. A descamação é o princípio natural de renovação da pele, onde as células velhas são eliminadas e substituídas por novas (renovação celular). Clique no link azul e leia artigo completo sobre ácido hialurônico

Porquê a pele envelhece e a ação do ácido retinoico
De forma imperceptível, nossa pele é renovada a cada 28 dias. Da camada mais profunda até a visível a olho nu, novas células caminham para a superfície da pele e substituem as células mortas. É este processo que faz da nossa aparência melhor (ou pior) a cada dia. Com a idade, esta sequência de renovação fica cada vez mais lenta, que é o que torna a pele envelhecida necessitando de maiores cuidados e proteção. E é exatamente pela capacidade de conseguir influir na renovação celular, que faz deste ácido o mais eficaz de todos. Preparado para manobrar a ação do tempo apresenta total eficácia no resgate de uma pele mais jovem e regenerada.

Tipos de retinoico
As concentrações do ácido retinoico variam de acordo com a indicação de tratamento, idade e tipo de pele. Pela sua potência é considerado um medicamento, sendo necessária receita médica e acompanhamento dermatológico.

Existe também o retinaldeido e o retinol, precursores direto do ácido retinoico, que são mais bem tolerados e causam menos irritação. São classificados como cosmecêuticos. Cosmecêuticos são produtos que resgatam a juventude da pele, e apesar de não serem tão ativos quanto os medicamentos, são bem mais eficazes e qualificados que os cosméticos.

Encontrados na forma de cremes, géis, sérum, loção e emulsões, podem ser usados diretamente na pele ou estar entre os agentes químicos utilizados em tratamentos como o peeling, por exemplo. Clique no link azul e leia artigo completo sobre peeling

A primeira aplicação
Caso esteja estreando no “mundo retinoico”, comece devagar. Use duas vezes na semana, aumentando progressivamente para três, depois noites alternadas até poder usá-lo todos os dias. Ou melhor, noites. Jamais aplique o produto de dia. Dica: o ácido hialurônico é um magnífico complemento nas noites intercaladas além de ajudar na hidratação da pele.

Use apenas a noite
1. Antes de se deitar, lave o rosto e espalhe uma pequena quantidade do produto de forma homogênea, evitando os lábios, o pescoço e também próximo aos olhos já que a pele desta região é muito fina e pode causar irritação.
2. Deixe agir no máximo entre 6 a 12 horas (a critério médico ou do produto).
3. Ao acordar, lave o rosto com água e sabão neutro, e aplique imediatamente um filtro solar de alta proteção.
3. Borrife água termal para acalmar a pele. Clique no link azul e leia artigo completo sobre água termal

Evite o sol de todas as formas
O velho ditado: quer ser feliz ou ter razão? Aqui fazemos uma nova parábola: quer uma pele branca, jovem e sem manchas ou um rosto bronzeado, flácido e com rugas? É você quem decide.

Produtos a base de ácido retinoico são antagonistas ao sol. Fotossensibilizantes, tem seus efeitos potencializados pela luz solar, deixando a pele ainda mais fina e sensível. As consequências podem ser sérias, com graves queimaduras e hiperpigmentação das manchas. Se você queria uma pele lisa e sem manchas, sob a luz do sol, corre o risco de agravar ou conquistar mais algumas. Todo o cuidado é pouco. Mesmo em dias nublados, é necessário o uso de filtro solar. Na praia, reaplique a cada duas horas e não esqueça o chapéu.

Por precaução, o melhor é evitar tratamentos com ácido retinoico durante o verão. Opte pelo retinaldeido ou o retinol que apesar de exigir os mesmos cuidados, os riscos de efeitos colaterais são menores (mas existem) por serem mais fracos. Se for se expor ao sol, suspenda temporariamente o tratamento.

Vermelhidão, ardência e ressecamento: é alergia ou é normal?
O ácido retinoico e similares são produtos fortes e até pessoas com peles mais resistentes podem apresentar vermelhidão, ardência e ressecamento no início do tratamento, mas que tende a melhorar progressivamente. É o custo da juventude. O passe não é de mágica. Use água termal para acalmar a pele. Procure um dermatologista para orientações relativas ao seu caso.

Esta contraindicado para gestantes, mulheres que estejam amamentando, pacientes com dermatites, eczemas agudos ou com infecção ativa como o herpes labial. Durante o tratamento é importante evitar produtos adstringentes ou que contenham álcool em sua composição.

Resultados
Nas primeiras semanas de tratamento já é possível observar uma melhora na pele. Os resultados finais são vistos em um período que varia de 3 a 6 meses de uso diário, que pode variar de acordo com a concentração do produto, o tipo de pele e a constância das aplicações.

Artigos interessantes e esclarecedores nas categorias de:
Cirurgia Plástica
Dermatologia
Beleza e bem-estar