Diferença entre os aparelhos, cremes e lâminas de barbear

Diferença entre os aparelhos, cremes e lâminas de barbear

Ter barba não é apenas uma questão de estilo. É de higiene também. Não importa se você barbeia 100% dos seus pelos, se sua barba é cerrada, comprida, se usa apenas bigode ou cavanhaque. Um rosto malcuidado pode até mesmo depor contra sua imagem e se transformar em sinônimo de desleixo. Mas se você está lendo este artigo, significa que encara seriamente este assunto e, com ou sem a barba, seu visual faz parte do seu charme. Portanto, confira nossas dicas pra ficar ainda mais irresistível e cuidar da sua aparência, que é seu primeiro cartão de visita.

O crescimento da barba

O crescimento da barba varia de pessoa a pessoa. Alguns ficam frustrados, pois conseguem apenas poucos fiapos de pelos na face. Se este é seu caso, esqueça esse modelo e encare a lâmina. Normalmente, a aparência de barba comprida começa na terceira semana, e entre um a três meses, ela fica completa. Antes deste tempo, algumas partes podem estar descobertas, apresentando falhas. A velocidade do crescimento depende da região. O queixo e as laterais costumam ser preenchidos mais rápido que as bochechas.

Tal como o cabelo, sua barba precisa ser aparada. Você pode pedir orientação ao barbeiro para que ele indique um modelo que combine com seu formato de rosto. Depois, sozinho, é possível que consiga fazer a manutenção.

Não uso barba. Como manter o rosto limpo e bonito?

Fazer a barba é um ritual que deve entrar na sua rotina. Não descuide da aparência. Para uma barba bem feita, utilize os produtos específicos para esta finalidade: formulados com emolientes, além de amolecer os pelos, também ajudam a hidratar e acalmar a pele. Conheça a diferença entre eles.

Emolientes: gel, espuma ou creme de barbear?

Qualquer um deles, menos sabonete. O sabonete não tem as substâncias necessárias para a lâmina deslizar com facilidade e você corre risco de ferir seu rosto. Também não tem poder de hidratação, o que pode deixar sua pele seca e irritada.

A versão gel, apesar de ser mais nova no mercado, tem consistência mais densa, o que acaba oferecendo não só vantagens, como pequenas desvantagens.

É perfeita para um barbear mais rente. Indicada também para homens com pele oleosa, pois ajuda a absorver a oleosidade do rosto.

Não coloque o gel diretamente na pele. Aplique antes na mão e movimente com os dedos até formar a espuma. Apesar de ter um rendimento maior que as outras versões, pode ser um pouco mais trabalhoso, já que a densidade do produto pode obrigá-lo a ter que lavar várias vezes a lâmina para retirar o excesso que fica aderido. Por outro lado, oferece maior proteção a pele, pois permite que a lâmina deslize com mais facilidade e, normalmente, as substâncias hidratantes contidos nele têm maior poder de penetração.

Espuma de barbear

Prática e com textura leve, pode ser aplicada diretamente na pele.

Creme de barbear

É o produto mais antigo. Aquele que nossos avôs usavam com um pincel próprio. Mas nem por isso é inferior às outras versões. Apenas uma questão de escolha.

Modo de usar

Em qualquer uma das versões, é importante esperar ao menos um minuto antes de passar a lâmina. Esta pausa é importante para dar tempo do produto amolecer os pelos. A água quente ajuda a abrir os poros permitindo um barbear mais fácil sem machucar a pele: faça a barba no banho ou logo após.

Ao escolher o emoliente de sua preferência, observe o rótulo. Muito deles já tem formulações específicas para quem tem pele seca, sensível, oleosa etc.

A escolha do aparelho

Ao contrário dos antigos aparelhos elétricos, os aparelhos com lâminas tem a vantagem de deixar a pele bem lisinha e macia. No mercado existe a opção dos descartáveis e os não descartáveis, neste último, a cabeça é removível e troca-se apenas as lâminas.

A anatomia do cabo, a geometria e a quantidade de lâminas facilita o barbear e faz toda a diferença no aparelho: o molejo permite uma rotação que ajuda alcançar os pontos mais difíceis do rosto.

Os descartáveis tem menor precisão de movimento, mas dependendo do estilo de pelo e barba, também é eficiente.

Mais modernamente, pode-se encontrar no mercado os aparadores multifuncionais, com a função de barbear, aparar ou retocar. Possui três tipos de pentes intercambiáveis que apara diferentes comprimentos, e também lâminas. É só você escolher a peça, encaixar no cabo, e terá para ter um barbear perfeito, com precisão e acabamento, tudo em um único aparelho.

Quantidade de lâminas

Quanto maior a quantidade de lâminas, mais lisinha ficará sua pele. Cada lâmina adicional tem a função de cortar o pelo mais profundamente, com segurança e conforto. A primeira lâmina levanta o pelo que está visível para a segunda lâmina fazer o corte. A terceira consegue cortar o pelo ainda mais rente. A quarta e a quinta lâmina repetem o processo.

Mais lâminas também significa menos chance de cortes no rosto. Além disso, alguns modelos têm acoplado fitas lubrificantes com hidratantes, que além de diminuir os riscos de irritação, também ajuda acalmar a pele. Perfeito para quem tem a pele sensível.

As lâminas: da limpeza a troca

Em relação ao tempo de duração das lâminas, as descartáveis podem prolongar-se até cinco barbear. Já aquelas para encaixar nos aparelhos com cabos reutilizáveis, podem ter duração maior. As linhas mais avançadas chegam a durar de 10 vezes até 1 mês. Porém, para maior durabilidade é imprescindível manter a higiene da lâmina.

Lâminas gastas ficam menos afiadas e, além de não barbear corretamente, pode provocar irritação assim como encravar os pelos. Caso sinta a lâmina repuxando a pele, substitua-a, independente do tempo de uso. Você não deve usar a força da mão para se barbear. É a lâmina que desliza suavemente e faz este trabalho. Em alguns modelos existe uma fita lubrificante que muda de cor indicando o momento da troca.

Para prolongar a vida útil do aparelho e lâminas é importante o manuseio correto. Ela deve ser lavada em água corrente durante o uso para deslizar melhor. Não bata o cabo na pia. Você pode danificar o aparelho. Sacuda apenas. Na hora de guardar, seque as lâminas para evitar oxidação. Evite enxugar com toalha pois pode danificar a lâmina. Não a deixe em ambiente úmido. Para aproveitá-la por mais tempo, uma boa dica é secá-la com um secador de cabelo ou após a secagem natural (sempre com a lâmina virada para cima), guardá-la dentro de um pote de arroz cru que ajuda a absorver toda umidade excedente.

Pós-barba

Mesmo que você utilize todos os produtos indicados para um barbear perfeito, a umidade da pele pode ser prejudicada, principalmente se você tem a pele seca ou sensível. As loções, géis ou hidratantes pós-barba restabelecem a umidade facial e ajudam a manter a pele hidratada. Também tem a função antisséptica, além da agradável sensação perfumada. O ritual da barba se reinicia todos os dias. Portanto, para maior proteção, recomenda-se não pular nenhuma etapa. Utilize o pós-barba que ajuda também a evitar irritação no próximo barbear. Veja no rótulo qual o pós-barba mais apropriado para seu tipo de pele e seus objetivos. As composições dos pós-barba podem ser diferentes um do outro.

Leia mais artigos na categoria Beleza e Bem-Estar