Diferença entre produtos diet e light

Diferença entre produtos diet e light

O alimento diet é mais saudável que o normal? É verdade que alguns podem engordar mais do que os tradicionais? Qual a diferença entre diet e light? Estas dúvidas e muitos conceitos ainda não estão perfeitamente esclarecidos e isso leva a inúmeras confusões e mal-entendidos.

Diet ou dietético é qualquer alimento elaborado com restrição de algum nutriente, o que não significa que seja próprio para regimes de emagrecimento ou que tenha redução de calorias. Também não é específico apenas para diabéticos, e nem significa que não contém açúcar.

Um alimento é classificado como DIET por ter restrições a qualquer um desses ingredientes: açúcar, carboidrato, gordura, sódio ou proteína como o glúten, por exemplo.

Restrição também não quer dizer isento . Por isso, caso seja intolerante a qualquer ingrediente é importante verificar o rótulo e observar se constam as palavras “sem adição” ou “zero” para certificar-se, de fato, a inexistência da substância.

O produto diet é indicado para o consumo de um grupo específico de pessoas com problemas metabólicos, fisiológicos ou portadores de intolerância gastrointestinal.

Veja alguns casos:

1) Alimento com pouco ou nenhum sal (restrição de sódio) é diet para hipertensos.

2) Produtos diet por restrição de gordura: indicado para pessoas com colesterol ou triglicerídeos elevado etc.
Leia:Como baixar os triglicerídeos? A influência da alimentação

3) Pacientes com doença celíaca: restrição total ao glúten. Sem adição de glúten.

4) Diabéticos: restrição de açúcar e/ou carboidratos.

Alimento diet engorda ou emagrece? Posso substituir o chocolate tradicional pelo diet?

Chocolate diet, em geral, não contém açúcar, sendo diet para diabéticos. Porém, possui mais gordura que o chocolate normal, podendo ter até mesmo mais calorias. Clique no link e leia o artigo: Diferença entre os chocolates saudáveis e calóricos: saiba como escolher

Entre os diet mais vantajosos para emagrecer estão aqueles que substituíram o açúcar, sendo este a única fonte de calorias do alimento na forma normal. Ex: refrigerantes, algumas geleias, balas e chicletes diet. O número de calorias desses dietéticos aproxima-se de zero e, portanto, são válidos em regimes de restrição calórica.

No outro extremo estão alimentos como o chocolate, o pão e a maioria dos sorvetes, cuja versão diet não oferece muitas vantagens. Vale a pena olhar os rótulos, comparar o número de calorias e não generalizar.

No Brasil, há alguns mitos. Vamos tentar corrigi-los, mostrando as afirmações verdadeiras:

* Refrigerantes diet ou zero não possuem açúcar, podendo ser consumidos em dietas de emagrecimento;

* Sucos de frutas, inclusive de laranja, possuem tantas calorias quanto os refrigerantes normais;

* Gatorade e Sportade são repositores de energia e sais minerais para atletas. Por outro lado, são impróprios para regimes de emagrecimento e para diabéticos.

LIGHT

Quem quer emagrecer e ter uma alimentação mais saudável deve optar pelos produtos light. O light se enquadra em duas versões:

1. Restrição de algum nutriente, sendo necessária também a redução do valor energético (o que diferencia do diet);

2. Ou por ter apenas o valor energético diminuído (menos calorias).

A Anvisa estabelece como regra, que o produto light, deve ter redução mínima de 25% do valor energético do produto convencional do fabricante . Isso significa que, este mesmo produto apesar de ser light, não necessariamente tenha menos calorias do produto similar de outro fabricante .

Compare:

a) Um iogurte convencional do fabricante A, contém 200 calorias;
Na versão light, ele terá no máximo 150 calorias (- 25%).

b) Fabricante B: o iogurte convencional pode ter as mesmas 150 calorias da versão light do fabricante A;
Porém na versão light, o iogurte do fabricante B terá que ter no mínimo 112, 5 calorias(que representa redução mínima de 25% do seu produto original).

Ou seja, mesmo sendo light, você encontrará variação mais vantajosas do mesmo alimento, porém de marcas diferentes.

Agora que você já sabe a diferença de diet e light, leia sempre os rótulos dos produtos para verificar as informações nutricionais e o valor energético (calorias).

Leia mais artigos na categoria de Alimentação e Suplementos
Veja também matérias da categoria Esportes e Saúde do Atleta

Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Categoria de Endocrinologia: Prof. Dr. Alfredo Halpern