Dor muscular após atividade física

Dor muscular após atividade física

A Dor Muscular Tardia (DMT) é um fenômeno que tem sido experimentado por toda pessoa envolvida com atividades atléticas. Ela representa uma das lesões esportivas mais comuns.

O início da dor é tipicamente notado 24 horas após os exercícios principalmente naquelas atividades físicas em que o atleta não está familiarizado. A dor frequentemente aparece após um trabalho de grande força muscular tipicamente excêntrica. O trabalho muscular excêntrico é caracterizado pelo alongamento muscular enquanto o músculo é contraído.

As atividades excêntricas mais comuns incluem: step, ciclismo, corrida, downhil, e exercícios de resistência muscular.

SINTOMAS DA DMT - Dor Muscular Tardia

A Dor Muscular Tardia (DMT) é caracterizada por dor progressiva que inicia aproximadamente depois de 24 horas da atividade física, com pico doloroso alcançando seu máximo de intensidade entre 24 a 72 horas.

Os sintomas incluem dor á palpação, diminuição do movimento articular, déficit na flexibilidade e déficit na produção de força muscular.

A dor é tipicamente notada na região onde se encontra a junção entre o músculo e o tendão e pode continuar por 5 a 10 dias.

O déficit na produção da força muscular frequentemente tem um pico imediatamente após o exercício e 48 horas após, mas tem sido notado também acima de 8 dias.

A quantidade e a intensidade dos sintomas estão relacionadas ao nível de treinamento, à intensidade e quantidade do exercício, e ao comprimento do músculo durante o exercício.

TRATAMENTO

As teorias propostas para os mecanismos relacionados com o início da Dor Muscular Tardia estimularam pesquisas no campo do tratamento e prevenção. O tratamento atualmente usado, inclui: medicações anti-inflamatórias, crioterapia, massagens, exercícios, alongamento, estimulação elétrica, compressão e ultrassom.

7 DICAS DE PREVENÇÃO

1. Para prevenir a Dor Muscular Tardia (DMT) são fundamentais:

2. Adesão a programas de treinamento bem planejados visando o combate e o retardamento da fadiga muscular;

3. Respeito à capacidade individual;

4. Reposição hídrica e energética convenientes às necessidades individuais;

5. Respeitar os períodos de descanso. O sono deve ser muito valorizado e colocado na rotina de horários do atleta;

6. Postura adequada na biomecânica dos movimentos

7. Utilização de roupas e calçados adequados para prática esportiva

Prof. Dr. Moisés Cohen é Professor Titular e Chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo; Presidente da International Society of Arthroscopy Knee and Sports Medicine (ISAKOS) e autor do capítulo de ortopedia do livro MEDICINA MITOS E VERDADES (Carla Leonel)