É perigoso nadar ou tomar banho após a refeição?

É perigoso nadar ou tomar banho após a refeição?

Se tal afirmativa fosse verídica, seria proibido instalar lanchonetes e restaurantes ao lado das piscinas de clubes e hotéis.

O dermatologista Prof. Dr. Luiz Carlos Cucé, autor do capítulo de dermatologia do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel), esclarece histórias de pessoas que comem e, em seguida, entram no banho ou na piscina e morrem. No passado, esse fato era interpretado erroneamente como congestão. Na verdade, o que acontece é um choque anafilático em consequência de uma urticária aquagênica. Costuma ocorrer em pessoas que, após o banho, apresentam placas vermelhas pelo corpo, que podem desencadear um angioedema (edema de glote).

Congestão é o acúmulo ou maior afluxo de sangue para qualquer órgão. Popularmente, é termo empregado de forma errada para a inconveniente reação pós-alimentar. O processo da digestão equivale ao aumento de “trabalho” no trato digestivo. Há necessidade de maior afluxo e maior quantidade de sangue deve ser desviada para o sistema digestório.

O gastroenterologista Prof. Dr. Luiz Chehter adverte, entretanto, que comer e tomar banho com água excessivamente quente ou fazer esforços físicos após a alimentação, como nadar ou lutar contra a correnteza, motiva o desvio de sangue para pele ou músculos, além do já atendido trato digestivo. Nesta condição, pode reduzir-se a quantidade de sangue que vai ao cérebro, que ocasionaria perda de consciência.

Caso de morte se, eventualmente acontecesse, seria apenas em pacientes com problemas cardíacos ou idosos. Uma reação grave apenas poderá acontecer em pessoa que se alimentou excessivamente e diante de condições de exageros físicos extremos.

Portanto, trata-se de um mito já que essa situação como explicada, só poderia acontecer nas condições alertadas acima que são raras, específicas e de condições extremas.

Informações do livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel).

Clique nos links abaixo e leia matérias relacionadas:
Excesso de gases intestinais
Forçar o arroto faz mal
Azia e refluxo