Estourou uma veia no olho?

Estourou uma veia no olho?

Estourou uma veia no meu olho. O que pode ser? Os pacientes que se queixam de derrame intraocular devem estar com a presença de uma mancha avermelhada na conjuntiva (membrana que recobre a parte frontal do olho), ou seja, hemorragia na parte externa ou, então, sentindo a diminuição da visão causada por hemorragia intraocular. Ela, quase sempre, não tem gravidade e pode se repetir no mesmo olho ou no outro.

Em algumas pessoas, a hemorragia ocorre durante a noite, sendo notada apenas pela manhã. Outros, se assustam ao perceberem-na de repente. O oftalmologista Prof. Dr. Rubens Belfort Jr. esclarece que raramente, o derrame pode estar relacionado a problemas sanguíneos, a medicamentos ou à hipertensão arterial.

Acordar e ver uma veia estourada no olho, quase sempre não tem uma causa determinada, podendo ser consequência do rompimento de um vaso superficial mais frágil, ou de um pequeno trauma. O derrame desaparece sempre dentro de algumas semanas e, quando repetido no mesmo local, pode ser tratado por meio de laser ou de microcirurgia.

Como curar mais rápido a hemorragia nos olhos?

Algumas vezes, o uso de compressa quente abrevia o tempo de resolução. Colírios ou pomadas não têm ação sobre o derrame.

Existe alguma situação que mereça cuidados especiais?

Quando a causa for trauma ocular, procure imediatamente o pronto socorro. Não pressione o globo ocular. Caso haja sujeira, apenas irrigue os olhos com soro fisiológico e cubra com um curativo para evitar contaminação ou movimentação excessiva do olho lesado.

A hemorragia nos olhos pode ser grave?

As hemorragias intraoculares relacionadas à coroide ou à retina são mais importantes e necessitam sempre de acompanhamento do médico oftalmologista. São ocorrências secundárias do diabetes, das oclusões vasculares (tromboses), da hipertensão arterial e de doenças inflamatórias, entre outras.

Não há tratamento em forma de colírios, comprimidos ou injeções para as hemorragias intraoculares, que são os derrames.

Quando são causadas por doenças sistêmicas, como a hipertensão e inflamações, a doença deve evidentemente ser tratada.

Em casos especiais, o oftalmologista pode tratar estas hemorragias por intermédio do laser, injeções intraoculares ou cirurgias(vitrectomia).

Clique no link e leia mais artigos na categoria de OFTALMOLOGIA

Conteúdo exclusivo do site Medicina Mitos e Verdades. Categoria de oftalmologia. Médico responsável Prof. Dr. Rubens Belfort Jr.