Os pacientes que se queixam de derrame intraocular devem estar com a presença de uma mancha avermelhada na conjuntiva (membrana que recobre a parte frontal do olho), ou seja, hemorragia na parte externa ou, então, sentindo a diminuição da visão causada por hemorragia intraocular. Ela, quase sempre, não tem gravidade e pode se repetir no mesmo olho ou no outro.

Em alguns pacientes, a hemorragia ocorre durante a noite, sendo notada apenas pela manhã. Outros, se assustam ao perceberem-na de repente. O oftalmologista Prof. Dr. Rubens Belfort Jr. esclarece que raramente, o derrame pode estar relacionado a problemas sanguíneos, a medicamentos ou à hipertensão arterial.

Quase sempre não tem uma causa determinada, podendo ser consequência do rompimento de um vaso superficial mais frágil, ou de um pequeno trauma. O derrame desaparece sempre dentro de algumas semanas e, quando repetido no mesmo local, pode ser tratado por meio de laser ou de microcirurgia.

Algumas vezes, o uso de compressa quente abrevia o tempo de resolução. Colírios ou pomadas não têm ação sobre o derrame.

Já as hemorragias intraoculares relacionadas à coróide ou à retina são mais importantes e necessitam sempre de acompanhamento do médico oftalmologista. São ocorrências secundárias do diabetes, das oclusões vasculares (tromboses), da hipertensão arterial e de doenças inflamatórias, entre outras. Não há tratamento em forma de colírios, comprimidos ou injeções para as hemorragias intraoculares, que são os derrames.

Quando são causadas por doenças sistêmicas, como a hipertensão e inflamações, a doença deve evidentemente ser tratada.

Em casos especiais, o oftalmologista pode tratar estas hemorragias por intermédio do laser, injeções intraoculares ou cirurgias(vitrectomia).

Clique no link e leia mais artigos na categoria de OFTALMOLOGIA

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo sem citar a fonte com o link.

SUAS DÚVIDAS NO CONSULTÓRIO MÉDICO
Livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel): capa dura, 800 páginas, perguntas e respostas em 22 especialidades médicas com os mais bem conceituados nomes da Medicina no Brasil. Best-Seller: mais de 300 mil cópias vendidas.
• PROMOÇÃO: Compre um e leve dois. Por apenas R$ 99,00 você recebe 2 livros iguais. Pagamento facilitado em até 10 X R$ 9,90 sem juros no cartão de crédito. O frete é por nossa conta. Válido apenas no Brasil e em um único endereço escolhido por você. Não perca esta oportunidade.
Clique neste link COMPRAR e saiba mais. A informação ajuda no diagnóstico precoce e pode salvar vidas.