Fatores desencadeante da dor de cabeça

Fatores desencadeante da dor de cabeça

Nesta matéria vamos abordar apenas os fatores que desencadeiam os diversos tipos de dores de cabeça. O neurologista prof. Dr. Milberto Scaff, relata abaixo as principais e as palavras em azul são links que te direcionam aos outros artigos correspondentes. Clique para ler:

A cefaleia tensional, como o próprio nome diz, tem relação direta com tensão muscular. Desta forma, qualquer fator (estresse e posturas inadequadas, por exemplo) que leve a contração excessiva da musculatura da cabeça pode desencadeá-la. Normalmente, costuma ocorrer ao final do dia, ocasionando dor contínua, geralmente em peso, afetando mais frequentemente a região frontal.

A dor de cabeça também pode ser sintomática devido a uma doença, como nas infecções das meninges (meningites) e dos seios paranasais - sinusites, devido a dificuldade visual ou doenças do globo ocular, disfunção da articulação temporomandibular etc.

Quando o fator causal for hemorragia devido a ruptura das artérias da meninge - aneurisma, haverá dor aguda e de forte intensidade, provocando, na maioria dos pacientes, confusão mental e paralisias. No caso de meningite, a dor normalmente é provocada por distensão das artérias e irritação nas meninges.

Já na enxaqueca, os fatores desencadeantes mais comuns são o estresse, alimentos (vinho tinto, chocolate amargo, embutidos, queijo forte, glutamato de sódio), medicamentos (vasodilatadores, anticoncepcionais), jejum prolongado, ingestão de álcool, menstruação, odores fortes, falta ou excesso de sono. É um tipo de dor de cabeça caracterizado por crises de dor intensa, latejante, afetando, normalmente, apenas um lado da cabeça (apesar de também poder afetar ambos os lados).

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler.

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) - Editora CIP. Perguntas e Respostas em 22 especialidades médicas.