As frieiras são causadas por fungos, localizam-se entre os dedos e causam muita coceira. São contraídas por contato direto com pessoas acometidas pela doença, ou em lugares úmidos, como piscina, areia ou praia.

O tratamento deve ser orientado por um dermatologista, sendo que a prevenção pode ser feita evitando-se a umidade e mantendo-se os dedos dos pés sempre secos.

O Prof. Dr. Luiz Carlos Cucé, autor do capítulo de dermatologia do livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel) orienta como prevenir as frieiras:

• Os pés também necessitam respirar. Não use meias constantemente e evite as de tecido sintético pois não absorvem o calor e provocam umidade na pele.

• Tênis também causa sudorese no pé facilitando o aparecimento das frieiras. Alterne com chinelos ou calçados com abertura nos dedos.

• Após o banho seque bem os dedos com a toalha seca. Toalhas úmidas não secam os dedos. Neste caso opte por um secador de cabelo para completar a secagem entre os dedos.

• Evite andar descalços em locais públicos.

•  NÃO USE TALCO. Ao contrário do que se imagina, o uso do talco é desaconselhável para o tratamento de frieiras, pois pode macerar a pele e facilitar o desenvolvimento de fungos.

Na ocorrência de frieiras, o tratamento deve ser orientado por um dermatologista.

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo sem citar a fonte com o link.

SUAS DÚVIDAS NO CONSULTÓRIO MÉDICO
Livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel): capa dura, 800 páginas, perguntas e respostas em 22 especialidades médicas com os mais bem conceituados nomes da Medicina no Brasil. Best-Seller: mais de 300 mil cópias vendidas.
• PROMOÇÃO: Compre um e leve dois. Por apenas R$ 99,00 você recebe 2 livros iguais. Pagamento facilitado em até 10 X R$ 9,90 sem juros no cartão de crédito. O frete é por nossa conta. Válido apenas no Brasil e em um único endereço escolhido por você. Não perca esta oportunidade.
Clique neste link COMPRAR e saiba mais. A informação ajuda no diagnóstico precoce e pode salvar vidas.