INFECÇÃO URINÁRIA E SEXO

A infecção urinária é causada por bactérias que entram na uretra. A mulher, pela própria anatomia, costuma ter mais infecção urinária que o homem. Explica-se: a uretra do homem é longa, ocupa todo o canal que liga a bexiga à extremidade do pênis. Já a uretra feminina é curta, não ultrapassa 3 cm, e está muito próxima da vagina - veja a ilustração acima. Por isso é muito frequente a infecção bacteriana propiciada pela atividade sexual.

O Prof. Emil Sabbaga, autor do capítulo de nefrologia do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) orienta que sempre seja feita a higiene da uretra após o ato sexual para evitar a infecção urinária. E isto é muito simples! Depois da relação sexual, basta a mulher urinar, pois o xixi lava a uretra e carrega para fora os germes da vagina que tenham entrado na uretra durante o ato sexual. É uma medida prática para quem tem cistite de repetição.

Informações do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) - Editora CIP. Capítulo de Nefrologia. Médico responsável Prof. Dr. Emil Sabbaga. Proibida a reprodução total ou parcial sem citar a fonte.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Veja também mais artigos nas categorias:
Urologia
Nefrologia
Ginecologia

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo e/ou imagem sem citar a fonte com o link ativo. Direitos autorais protegidos pela lei.