Mancha roxa no corpo sem motivo aparente

Mancha roxa no corpo sem motivo aparente

O que é o hematoma? Por que algumas pessoas são predispostas a hematomas e outras não?
Os hematomas são coleções de sangue extravasado em espaços vazios da pele. As causas podem ser várias, desde alterações de elementos do sangue como, por exemplo, dificuldade da coagulação sanguínea, até fatores traumáticos (batidas, tombos, golpes, contusões). As pessoas com mais predisposição a hematomas são os idosos. Com o envelhecimento fisiológico da pele, as pessoas mais velhas perdem o tecido de sustentação dos vasos deixando-os mais propensos a pequenos traumas. Além disso, a pele do idoso apresenta diminuição na produção de sebo e afinamento da epiderme (tornando-a seca e fina) favorecendo assim, a formação de hematomas.

Os hematomas na pele podem ser tratados com de Hirudoid® que possui ação anti-inflamatória e anticoagulante melhorando rapidamente as manchas. Faça suaves aplicações na área afetada espalhando inclusive, ao redor dela, por três a quatro vezes ao dia. Normalmente, após dois dias o hematoma já regride. Evitar o contato com os olhos e mucosas. Consulte seu médico antes de usar este produto caso esteja grávida ou amamentando.

E o que desencadeia o aparecimento de manchas roxas no corpo após um estresse nervoso?
Esses hematomas são de origem desconhecida e vários mecanismos são colocados como agentes causadores, principalmente o sol. Clique e leia os artigos: Diferença dos raios UVA e UVB e os malefícios estéticos do sol para a pele

As manchas roxas podem também ser explicadas por uma elevação momentânea da pressão arterial, desencadeada por uma emoção ou esforço físico excessivo, provocando um aumento da tensão nas paredes dos vasos. É o que chamamos de hipertensão circunstancial (causada por estresse físico ou emocional), que acomete também pessoas que têm pressão normal.Ou seja, qualquer pessoa, independente de ter pressão baixa, normal ou alta e que leve um grande susto por exemplo, nessa hora, terá uma elevação da pressão. Mas é uma elevação momentânea e ocorre apenas diante de situações de fortes emoções ou nervoso(e não necessariamente provocará hematoma neste indivíduo). Para ler artigo sobre hipertensão clique no link azul.

Já nos esforços intensos em atividade física, a tensão dos músculos durante os exercícios físicos pode provocar rompimento nos vasos sanguíneos de pequeno calibre em pessoas predispostas a hematomas.

Que doenças apresentam mancha roxa na pele como sintoma?
Normalmente são sintomas de doenças que afetam a coagulação do sangue e/ou a diminuição de plaquetas no sangue, tais como:
Leucemia ;
Cirrose ;
Hepatite C ;
Insuficiência renal: o rim comprometido dificulta a coagulação do sangue;
Púrpura trombocitopênica imunológica: doença hemorrágica caracterizada pelo baixo número de plaquetas no sangue (plaquetas abaixo de 100.000/mm3); É importante destacar que nem sempre plaquetas baixas são causadas por doenças. Alguns medicamentos, infecções, e até determinados alimentos podem causar a diminuição na contagem das plaquetas. Procure seu médico para o diagnóstico correto.
Lúpus (doença autoimune);
Trombose.
Diabetes: as manchas são confundidas com hematomas mas, elas surgem, na verdade, pela resistência a insulina. Clique no link e leia o artigo: alimentação para o controle da insulina
Infecções por vírus: virose. Clique no link para ler o artigo O que são doenças infecciosa
Carência de nutrientes, principalmente, as vitaminas A, B, C, D e ácido fólico. Leia o artigo: vitaminas e suplementos

Qual a diferença de hematoma e equimose?
Ambos produzem mancha roxa. O hematoma atinge vasos de maior calibre e surge em poucas horas. A equimose é o rompimento dos pequenos vasos e o surgimento da mancha não é imediato tal como o hematoma, a aparição é mais tardia ao fato que a ocasionou.Também não confunda hematomas com manchas tipo melasma ou cloasma - clique no link azul para ler.

Palavras em azul são links que te direcionam as doenças assinaladas. Clique nelas para ler.

As informações desta matéria são do livro: Medicina, Mitos & Verdades (Carla Leonel), capítulo de dermatologia, Prof. Dr. Luiz Carlos Cucé (Prof. Titular Emérito do Departamento de Dermatologia da UNISA).