Por que algumas pessoas apresentam uma pequena membrana branca que recobre determinada parte do olho? O que é isto e como tratar?
Isto se chama pterígio — uma membrana fibrovascular que cresce na conjuntiva (parte transparente que recobre a parte branca do olho) em direção à córnea (parte transparente que recobre a parte colorida do olho). Ocorre normalmente na região do olho perto do nariz, mas pode aparecer também na lateral da córnea. Quando não provoca sintomas ao paciente, não deve ser tratado porque normalmente se estabiliza e a chance de virar um câncer é raríssima.

Quando necessário, o tratamento é a remoção com cirurgia, e mesmo com as técnicas mais modernas o pterígio pode voltar a aparecer. Por isso, a indicação cirúrgica existe apenas quando houver incômodos (sintomas como ardor, vermelhidão, incomodo com luz, etc.), ou quando o crescimento do pterígio atingir a parte mais central da córnea, interferindo na visão ou incomodando muito a estética do paciente, conforme a ilustração acima.

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Capítulo de OFTALMOLOGIA. Médico responsável: Prof. Dr. Rubens Belfort Jr. (Prof. Titular de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Perguntas e Respostas em 22 especialidades médicas. Proibida reprodução total ou parcial sem citar a fonte.

Leia mais artigos na categoria de OFTALMOLOGIA



Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo sem citar a fonte com o link.

SUAS DÚVIDAS NO CONSULTÓRIO MÉDICO
Livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel): capa dura, 800 páginas, perguntas e respostas em 22 especialidades médicas com os mais bem conceituados nomes da Medicina no Brasil. Best-Seller: mais de 300 mil cópias vendidas.
• PROMOÇÃO: Compre um e leve dois. Por apenas R$ 99,00 você recebe 2 livros iguais. Pagamento facilitado em até 10 X R$ 9,90 sem juros no cartão de crédito. O frete é por nossa conta. Válido apenas no Brasil e em um único endereço escolhido por você. Não perca esta oportunidade.
Clique neste link COMPRAR e saiba mais. A informação ajuda no diagnóstico precoce e pode salvar vidas.