17 motivos para a menstruação atrasar: descubra a razão da sua causa

17 motivos para a menstruação atrasar: descubra a razão da sua causa

Quais os motivos prováveis do atraso menstrual?
A falta de menstruação em mulheres na idade reprodutiva e com vida sexual ativa significa gravidez até prova em contrário. Portanto, o primeiro motivo e o mais frequente é a gravidez. O ciclo menstrual pode variar de 21 até 35 dias e diversas situações podem provocar o atraso ou falta de menstruação (palavras em azul são links que te direcionam ao artigo correspondente):

Conheça as 17 principais causas e descubra a razão que se encaixa mais no seu perfil:

1. Variação no ciclo menstrual: alguns fatores podem provocar alterações no ciclo tais como estresse, ansiedade, alimentação, mudanças bruscas de fuso horário, viagens ao exterior ou até mesmo considere um erro de cálculo.

2. Alterações hormonais: aumento da prolactina e progesterona, principalmente.

3. Disfunção do ovário: intimamente relacionado a alterações hormonais e que, muitas vezes, se traduz por ciclos anovulatórios (sem ovulação). Síndrome dos ovários policísticos, cisto no ovário ou qualquer alteração no útero, pode causar irregularidade menstrual.

4. Problemas hipotálamo ou na hipófise: hipófise é uma glândula importantíssima localizada no centro do crânio. Ela produz diversos hormônios e é responsável pelo funcionamento de todas as glândulas endócrinas no nosso organismo. O hipotálamo é que estimula a hipófise. Portanto qualquer problema no hipotálamo ou na hipófise pode provocar alteração no ciclo ou mesmo amenorreia (falta de menstruação).

5. Descontrole da tireoide: hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

6. Disfunção da glândula suprarrenal: que, entre outros, produz o hormônio cortisona, também provoca alteração no ciclo menstrual.

7. Dietas radicais ou anorexia: pessoas que entram em dieta severa, sofrem de anorexia ou desnutrição deixam de menstruar como um mecanismo de defesa. O organismo defende-se evitando mais uma perda energética, que é a perda de sangue pela menstruação.

8. Excesso de exercícios: da mesma forma que o corpo se protege em caso de dietas severas e anorexia, acontece nas mulheres que se exercitam de forma abusiva. O corpo acaba por gastar muita energia e seu meio de defesa é não deixar a mulher entrar no período fértil, tornando as menstruações irregulares ou mesmo interrompendo-a temporariamente. Mulheres de baixo peso e que praticam exercícios intensos tem maior tendência a irregularidade menstrual.

9.Anemia

10. Viroses comuns como resfriados, gripes, cistite a até mesmo infeção na garganta pode alterar o ciclo menstrual.

11. Infecções graves ou doenças crônicas: tuberculose, insuficiência renal, colite, fibrose cística, tifo (doença infectocontagiosa causada por piolhos ou pulgas) entre outras.

12.Obesidade

13. Medicamentos: corticoides, anti-hipertensivos, imunossupressores e alguns antidepressivos podem influenciar no ciclo menstrual.

14. Radiação ou quimioterapia

15.Menopausa precoce: que se instala antes dos 40 anos de idade.

16.Climatério: período que antecede a menopausa e ocorre, normalmente, entre 40 e 56 anos de idade. É a fase de transição do período fértil, para o período não reprodutivo da mulher. Começa uma diminuição das funções ovarianas fazendo com que os ciclos menstruais se tornem irregulares, até chegar um momento que cessam completamente (caracterizando a menopausa). A menstruação torna-se irregular devido a uma produção errática de hormônios pelos ovários e ovulações (liberação do óvulo) menos frequentes. Inicialmente, as mudanças nos ciclos menstruais podem ser sutis. As mudanças no fluxo e na frequência menstrual são comuns a medida que a mulher avança na perimenopausa.

17. Gravidez: o primeiro sintoma de gravidez é a parada da menstruação, embora como já explicado acima, vários fatores podem contribuir para que isso aconteça sem que necessariamente você esteja grávida. Existe o teste de urina vendido em farmácia que pode detectar a gravidez. Já o exame de sangue feito em laboratório comprova com mais eficiência, caso você tenha feito o de urina com um resultado negativo.

É importante ressaltar que muitas mulheres apresentam escapes de sangue no início da gravidez e pode ser confundido com uma menstruação irregular.

Sintomas como enjoo, dor na mama, sonolência costumam surgir na sexta semana de gravidez. Mamas inchadas e doloridas é um sinal importante de gravidez. Significa aumento dos hormônios, principalmente da progesterona, que é o hormônio fundamental para manutenção da gravidez. Consulte seu médico para o diagnóstico correto.

Leia artigos relacionados:

Gravidez após a laqueadura de trompas

Como saber o dia da ovulação

Causas da infertilidade feminina

Gravidez nas trompas

Esqueci de tomar a pílula anticoncepcional: posso engravidar?

Sintomas da gravidez

Menstruei e mesmo assim estou grávida? Como pode?

Conteúdo exclusivo do livro e site Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Médico responsável: Ginecologista e obstetra Prof. Dr. Thomaz Gollop