O amendoim é considerado fonte de fibras, vitaminas antioxidantes, minerais e fitoquímicos (nutrientes provenientes de vegetais) e é rico em ácidos graxos insaturados (ácido oleico, linoleico e alfa-linolênico). Além de todas suas propriedades naturais, ele possui vitamina E, nutriente importante para a memória, vitamina B que é essencial ao sistema nervoso, eleva o nível de saciedade por até duas horas, auxilia na digestão e afasta o mau-humor ajudando na formação da serotonina (conhecida como hormônio do bem-estar). Quer mais? É um excelente afrodisíaco já que é rico em zinco, um dos responsáveis pela produção dos hormônios sexuais.

A nutricionista Vanderlí Marchiori orienta comer sementes de amendoim nos lanches, além das frutas frescas e secas, pois a concentração de gorduras saturadas não inflamatórias mais as insaturadas presente nesses alimentos, garante que a transmissão de impulsos nervosos seja mais eficaz e, com isso, as falhas sinápticas sejam evitadas. “Com menos falhas sinápticas, há muito mais retenção de informação no cérebro e melhoria da memória. O ideal é que se consuma 30 gramas da semente por dia”, explica. É importante ressaltar que as propriedades do amendoim se equivalem às das nozes e castanhas. A vantagem está no preço. O amendoim é acessível a todos por ser muito mais barato

Mas atenção ao consumo. Na versão Paçoca ou Pé de Moleque, o açúcar é vilão.  Amendoim japonês tem alto teor de sódio. O ideal é o torrado ou o natural que apresenta a casca vermelha e é super nutritiva.

MITOS E VERDADES DO AMENDOIM

Colesterol

Sua origem vegetal lhe confere boas vantagens. Além de contribuir para eliminar peso, com as gorduras monoinsaturadas, e diminuir o colesterol – aliás, ele mesmo não tem nada de colesterol! –, o amendoim é responsável por manter o nível de açúcar no sangue estável e ativar o metabolismo da queima de gorduras. De quebra, ajuda a converter os estoques de gordura corporal em energia.

Alergia

Alergia é diferente de intolerância. Existem pessoas que podem ser sensíveis a certos alimentos, mas não apresentam reações ao ingeri-los. No caso de alergia, o organismo tem algum tipo de reação após o consumo de um determinado alimento. Segundo especialistas, a causa de eventual alergia ao amendoim são as proteínas presentes no grão.

Nos Estados Unidos, a ocorrência desse tipo de alergia é comum, principalmente por razões genéticas relacionadas à consanguinidade, e por ser consumido muito cedo por bebês e crianças, que ainda não possuem o sistema imunológico fortalecido.

No Brasil, a alergia ao amendoim é rara; afinal, o povo brasileiro é miscigenado e acostumado a consumir leguminosas de vários tipos, como o feijão: carioca, roxo, preto, mulatinho, fradinho, de corda, azuki… Por isso, dispomos de anticorpos que geram imunidade. Esse fato reforça a tese de que a alimentação típica de cada país influencia o desenvolvimento de alergias.

Contaminação

O amendoim pode ser contaminado por aflatoxinas, que são prejudiciais à saúde humana e dos animais. As aflatoxinas são substâncias químicas produzidas por fungos do gênero Aspergillus, principalmente A. flavus e A. parasiticus.

Esses fungos têm seu habitat no solo, no ar e em ambientes que oferecem condições propícias de umidade e temperatura. O produto em casca deve ser armazenado com umidade máxima de 9%, o que garante a segurança alimentar.

Além do amendoim, as aflatoxinas podem ser encontradas no figo seco, no trigo, no milho, na cevada, nas nozes, nas castanhas e nos pistaches, entre outros.

Como as aflatoxinas podem ser evitadas?

Para se ver livre dessas substâncias nocivas, a cadeia produtiva do amendoim deve atentar para a umidade pós-colheita. Importante também evitar o empilhamento junto ao piso e às paredes, bem como telhados furados que possibilitam formação de goteiras durante as chuvas. Nesse sentido, secadores artificiais são muito eficientes para reduzir a umidade e, assim, preservar a qualidade dos grãos.

O Pró-Amendoim criou um rigoroso programa para garantir que as empresas certificadas com o Selo de Qualidade produzam e comercializem produtos à base de amendoim dentro dos padrões da legislação brasileira. (Fonte: Abicab)

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo sem citar a fonte com o link.

SUAS DÚVIDAS NO CONSULTÓRIO MÉDICO
Livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel): capa dura, 800 páginas, perguntas e respostas em 22 especialidades médicas com os mais bem conceituados nomes da Medicina no Brasil. Best-Seller: mais de 300 mil cópias vendidas.
• PROMOÇÃO: Compre um e leve dois. Por apenas R$ 99,00 você recebe 2 livros iguais. Pagamento facilitado em até 10 X R$ 9,90 sem juros no cartão de crédito. O frete é por nossa conta. Válido apenas no Brasil e em um único endereço escolhido por você. Não perca esta oportunidade.
Clique neste link COMPRAR e saiba mais. A informação ajuda no diagnóstico precoce e pode salvar vidas.