O exame de liquor é dolorido?

O exame de liquor é dolorido?

Por que a necessidade do exame de liquor na primeira suspeita de meningite?
Meningites são emergências neurológicas, e seu diagnóstico é feito pela punção liquórica (do líquido cefalorraquidiano), geralmente na região lombar. A análise do liquor vai permitir:
• Definir se existe meningite ou não;
• Pelo perfil celular do liquor (linfócitos ou neutrófilos), fazer uma estimativa do tipo de agente infeccioso envolvido;
• Isolar o agente infeccioso, permitindo escolher o mais eficiente agente antimicrobiano (antibiótico necessário).

A punção do exame de líquor é dolorida?
A dor varia de pessoa a pessoa, de acordo com sua própria sensibilidade e resistência a dor, assim como o estado psicológico em relação a picadas com agulha. Apesar do exame parecer aflitivo, a dor é comparado a uma picada igual de injeções ou semelhante a coleta de sangue em exames de rotina que todos uma dia na vida já tiveram esta experiência. Relaxe e fique tranquilo.

Quanto tempo demora a coleta do líquido cefalorraquidiano?
O tempo varia mas, geralmente, em poucos minutos.

Como é feito o exame de liquor?
O médico introduz uma agulha fina que passa entre as vértebras até alcançar o espaço onde se encontra o líquor nas meninges. O líquido deve sair naturalmente e por isso pode demorar alguns minutos. Não existe perigo da medula ser atingida. Fique calmo e não se movimente.

Por que poucas horas fazem diferença do diagnóstico e na evolução da meningite?
As meningites devem ser rapidamente diagnosticas e tratadas, caso contrário o agente infeccioso irá invadir estruturas nobres do sistema nervoso central, levando à lesão das mesmas. Dependendo da área lesada do sistema nervoso central, podem ocorrer surdez, déficits motores, déficits sensoriais, distúrbios comportamentais, distúrbios de comunicação etc.

Após o exame de liquor, deve-se ter algum cuidado especial?
É recomendado repouso por 24 horas e ingestão de líquidos. Caso a paciente apresente dor de cabeça, este tempo deve ser estendido. O paciente também pode sentir um pouco de dor no local da punção. Sangramentos e infecções são raros, mas podem ocorrer se o exame não for feito por profissional experiente.

Por que alguns pacientes sentem dor de cabeça após a coleta do liquor?
É uma das complicações previsíveis e tem o nome de cefaleia ortostática que significa dor de cabeça ao se levantar que melhora ao se deitar. Ocorre pela diminuição da quantidade de líquido cefalorraquidiano retirado na punção. Diminuindo a quantidade de líquido, toda a estrutura nervosa nele imersa tende a se estirar, o que causa a dor de cabeça. Entretanto, o líquido cefalorraquidiano é renovado, em média, a cada 10 horas e, portanto, logo a dor melhora. Bebidas com cafeína, tal comocafé, chá preto e Coca-Cola tambémajudam a aliviar a dor.

Outro fatorque provoca a dor de cabeça é não respeitar o repouso das 24 horas após a punção. Neste caso, a dor de cabeça pode se estender por até 7 dias. De qualquer forma, e emqualquersituação, caso a dor de cabeça piore ou persista por mais de dois dias, informe seu médico.

Conteúdo do livro MEDICINA — MITOS & VERDADES (Carla Leonel ). Perguntas e Respostas. Capítulo de neurologia. Médico responsável Prof. Dr. Milberto Scaff (Prof. Titular de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo/FMUSP).

Clique nos links em azul e leia as matérias complementares sobre meningite:
O que são as meninges e por que elas inflamam?
Sintomas e complicações da meningite
Meningite é mais grave na criança ou no adulto?
Os tipos de meningite infecciosa