O que são as brotoejas e quais as causas?

O que são as brotoejas e quais as causas?

Brotoejas são mini bolinhas vermelhas (algumas delas com água dentro) que se formam em grande quantidade sobre a pele do corpo, mas também em áreas de grande transpiração como pescoço, axilas, virilha, nas dobras da pele e até na face. Essas bolhas são causadas pela obstrução das glândulas sudoríparas que impede a saída do suor. Costuma ser mais frequentes nos bebês já que essas glândulas que produzem o suor e o expelem, ainda não estão totalmente formadas, o que dificulta a eliminação do suor. Ambientes quentes e úmidos, o excesso de roupas e agasalhos assim como febre alta favorecem o aparecimento de lesões. O nome científico das brotoejas é miliária.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a aparência das lesões e os sintomas variam de acordo com a profundidade em que ocorreu o bloqueio no duto excretor (aquele que o suor percorre para alcançar o lado de fora do corpo):

• As bolhas podem ser pequenas, transparentes e sem sinal de inflamação, quando o bloqueio incidiu num ponto mais superficial da epiderme (miliária cristalina ou sudâmina). Aparecem de uma hora para outra podendo atingir grandes áreas do corpo. Não apresenta outros sintomas e é mais comum em recém-nascidos.

• Quando a obstrução das glândulas ocorre na região intermediária, as bolinhas têm aparência vermelhas e inflamadas. É a forma mais frequente de brotoeja, chamada de miliária rubra. Pode provocar coceira.

• A obstrução em regiões mais profundas da epiderme (miliária profunda), provoca além das pápulas vermelhas, pequenas bolhas de água. Quando aparece com pus é devido a uma infecção bacteriana, e o tratamento, nestes casos, inclui antibióticos e corticoides.

Tratamento das brotoejas

O tratamento leva em conta as características das lesões, o local onde se instalaram e a idade do paciente. Em crianças pequenas, por exemplo, restringe-se a medidas para refrescar a pele a fim de evitar a transpiração excessiva. Com isso procura-se aliviar o desconforto e a melhora das lesões. É importante manter o ambiente fresco e ventilado, usar roupas leves e o tratamento, quando necessário,é apenas tópico (pomada para coceira). Nos casos mais graves, há indicação de medicamentos como corticoides, e caso exista infecções secundárias, administra-se também antibióticos.

Prevenção

Evite usar muita roupa, principalmente em dias quentes e em crianças. Se houver propensão à brotoeja evite atividades que façam suar. Manter o ambiente fresco e arejado no verão também é uma dica. Sempre que possível, use roupas de algodão ou fibra natural, roupas sintéticas costumam reter o calor e o suor.

Clique nos links e leia mais artigos nas categorias de:
PEDIATRIA
DERMATOLOGIA
BELEZA e BEM-ESTAR