Obesidade pode causar o diabetes

Obesidade pode causar o diabetes

A obesidade pode provocar o diabetes?Por que?
A obesidade, particularmente a obesidade abdominal, leva ao aumento da produção de insulina pelo pâncreas, na tentativa de compensar a diminuição da eficiência desse hormônio. Explicando melhor.O aumento do tamanho das células gordurosas faz com que as necessidades de insulina aumentem. Acontece que as células gordurosas e de outros locais onde a insulina é necessária (fígado e músculos), têm "receptores" onde as moléculas de insulina se encaixam. Com o aumento de tamanho das células de gordura, diminui o número de seus receptores e a insulina passa a ter dificuldades de exercer sua ação, por um problema de sinalização intracelular.

No Diabetes Tipo 2 a insulina é produzida normalmente, porém, sua ação está dificultada, caracterizando um quadro de resistência insulínica. Isso vai levar a um aumento da produção de insulina para tentar manter a glicose em níveis normais. Quando isso não é mais possível, surge o diabetes.

Percebe-se então, que o mecanismo da insulina causado pela obesidade é semelhante ao mecanismo do Diabetes Tipo 2. Concluindo, a obesidade pode SIM provocar o Diabetes Tipo 2.

Obesidade abdominal grave é quando a medida da circunferência do abdome na altura da cintura tem valores acima de 100 cm (1 metro) para homens, ou acima de 90 cm para mulheres. Observa-se, cada vez mais, o desenvolvimento do diabetes em adultos jovens e até crianças. Infelizmente, não são todas as pessoas com problemas de obesidade que procuram tratamento. Nesta situação, a descoberta do diabetes em sua fase inicial passa ser um fator de "sorte" já que isso acontece apenas quando esses pacientes procuram o endocrinologista.

Um dos problemas relacionados ao diagnóstico do Diabetes Tipo 2 é que os sintomas podem demorar vários anos até aparecerem.Se você tem sede excessiva, aumento da diurese, aumento do apetite, perda de peso, dores nas pernas e alterações visuais pode já estar com diabetes em fase avançada.

É importantíssimo o diagnóstico precoce. Pessoas com Diabetes Tipo 2 não diagnosticado, tem risco maior de apresentar acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio e doença vascular periférica do que pessoas que não têm diabetes. O diabetes não tratado também pode evoluir para um quadro grave de desidratação e coma .

Se você está obeso faça o teste da circunferência abdominal e marque uma consulta no endocrinologista com urgência. A informação é uma forma de prevenção. Compartilhe esta notícia com seus amigos. Ajude a salvar vidas.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique nelas para ler.Leia o artigo complementar - Diferença entre os tipos de diabetes: insípido, mellitus (1 e 2) e diabetes gestacional

Este conteúdo é do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) - Editora CIP. Capítulo de endocrinologia. Médico responsável Prof. Dr. Alfredo Halpern.

Leia matérias relacionadas:
Por que os carboidratos engordam?
Entenda por que o estresse aumenta o cortisol, engorda e causa doenças como o diabetes