Uveíte significa a inflamação de uma ou mais estruturas que compõem o trato uveal, ou outras estruturas internas do globo ocular. O trato uveal é dividido em:
• Íris (parte colorida dos olhos);
• Corpo ciliar (produz o líquido que chamamos humor aquoso);
• Coróide (parte vascular situada próximo a retina).
• Quando a inflamação atinge a parte as frente dos olhos, ou seja, a íris, chamamos de uveíte anterior (70% das uveítes): inflamação isolada da iris ou em combinação com o corpo cilair(iridociclite);
• É denominada intermediária quando ocorre a inflamação da pars plana (pars planitis);
• Uveíte posterior: inflamação da coróide, retina (corioretinite) e/ou vítreo posterior;
• Uveíte total: quando atinje o olho todo.

Essas inflamações podem ser de causas infecciosas por bactérias, vírus e fungos, ou por consequências de doenças  (toxoplasmose, sífilis, citomegalovírus ,herpes, HIV/AIDS), causas não infecciosas (como, por exemplo, devido à doenças reumáticas, lúpus, esclerose múltipla, doenças intestinais crônicas) e também existem uveítes de causas desconhecidas. Ela pode surgir desde o nascimento, atinge homens e mulheres na mesma proporção e são mais frequentes em adultos jovens, principalmente naqueles que apresentam exame positivo para a toxoplasmose.
Clique nos links azul e leia artigos sobre as doenças assinaladas. 

São classificadas como crônicas ou agudas dependendo do tempo de duração.
• Uveíte aguda: o início é rápido e pode durar até seis semanas.
• Uveíte crônica: começa lentamente, podendo evoluir por muitos meses e se não tratada precocemente pode causar a cegueira.

Os sintomas variam conforme o tipo. Existem uveítes que, praticamente, não apresentam sintomas. Outras, provocam muita dor, embaraço visual e vermelhidão. Frequentemente, causam opacidades na visão, que fazem o paciente dizer que está enxergando "manchas boiando na sua frente", além de provocar uma menor clareza na visão, tanto para longe quanto para perto.

Grande parte das uveítes, quando não tratadas, podem levar à perda de pelo menos parte da visão ou à cegueira. Por isso a importância do diagnóstico precoce. Recomenda-se o exame oftalmológico com urgência na ocorrência da diminuição da acuidade visual com embaçamento da visão.

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Capítulo de OFTALMOLOGIA. Médico responsável: Prof. Dr. Rubens Belfort Jr. (Prof. Titular de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Perguntas e Respostas em 22 especialidades médicas. 


Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo sem citar a fonte com o link ativo.

SUAS DÚVIDAS NO CONSULTÓRIO MÉDICO
Livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel): capa dura, 800 páginas, perguntas e respostas em 22 especialidades médicas com os mais bem conceituados nomes da Medicina no Brasil. Best-Seller: mais de 300 mil cópias vendidas.
• PROMOÇÃO: Compre um e leve dois. Por apenas R$ 99,00 você recebe 2 livros iguais. Pagamento facilitado em até 10 X R$ 9,90 sem juros no cartão de crédito. O frete é por nossa conta. Válido apenas no Brasil e em um único endereço escolhido por você. Não perca esta oportunidade.
Clique neste link COMPRAR e saiba mais. A informação ajuda no diagnóstico precoce e pode salvar vidas.