Os maiores enganos nas dietas de emagrecimento

Os maiores enganos nas dietas de emagrecimento

Acompanhe algumas dicas do Life Coaching Flávio Settanni para você não sabotar seu programa de emagrecimento. Atenção aos “clássicos” das dietas de emagrecimento que você acha que emagrece mas, na verdade, engorda:

1) Bolacha de água e sal é uma combinação explosiva de farinha, gordura, açúcar e sal, ou seja, é uma bomba de engorda! Evite a todo custo se quiser emagrecer. Para substituir, faça uma torrada de pão de centeio.

2) Queijo branco, tão comentado como light, tem 18 gramas de gordura em cada 100 gramas de queijo. Só para comparar, picanha com a gordura tem 19 gramas de gordura. Ou seja, se você retirar a capa de gordura, a picanha se torna um alimento bem menos calórico que o queijo, já que o queijo não existe a opção de tirar a gordura.Quando comer o queijo, que seja moderadamente. E atenção ao tamanho da picanha!

3) Frutas, de uma vez por todas, são carboidratos. Essa lenda de não jantar para comer frutas a noite é um desastre. Você não come proteína e se entope de carboidratos. Coma apenas três porções de frutas por dia, e evite comê-las à noite.

4) Se em vez de comer um prato de arroz com feijão você eliminar o arroz (carboidrato refinado) e comer só o feijão, estará dando um grande passo para o sucesso de sua dieta. Arroz tem quase o efeito do açúcar no metabolismo. Feijão, salada e carne formam uma refeição perfeita.

5) Nunca fique mais de quatro horas sem comer. Seu corpo encara a falta de alimento como uma agressão e desacelera o metabolismo, diminuindo a queima de calorias e guardando gordura.

6) Refrigerantes normais tem açúcar, engordam, provocam celulite e sabotam seu programa. Os light ou diet tem quase zero caloria e não causam nenhum dano nem a dieta, nem ao seu corpo. Esqueça a lenda que eles provocam celulite por causa do gás. Continua sendo melhor beber água, mas um ou dois refrigerantes diet por dia está ok.

7) Sucos de frutas são calóricos mesmo sem açúcar. Dependendo da fruta tem até 150 calorias por copo. Não beba sucos como quem toma água.

8) Preste atenção na quantidade de óleo que usa para cozinhar. De nada adianta alimento de baixo valor calórico cozido com um monte de óleo. Cada colher de sopa tem quase 100 calorias. O mesmo vale para o azeite. Está certo que o azeite faz bem para saúde, mas caloricamente, é igual a qualquer óleo. Então use com moderação para ter só os benefícios e, sempre, sem aquecê-lo demais.

9) Uma dica preciosa: beba água gelada. Dois litros de água gelada por dia ajudam a queimar mais calorias do que 30 minutos de bicicleta em ritmo moderado.

É isso aí, pequenas mudanças para grandes progressos!

Flávio Settanni é formado em Educação Física pela Fefisa, tem especialização em musculação estética, performance esportiva e em nutrição de resultados. Sócio e diretor técnico da academia boutique SETT desenvolveu seu próprio método de treinamento que traz em seu slogan “Mais que academia. Resultado.”

Leia matérias relacionadas:
Por que os carboidratos engordam?
Comer pouco faz engordar em dobro
Entenda como funciona o metabolismo
Saiba como conseguir emagrecer no inverno
Engorda ou emagrece? Desmitificando alguns mitos