Para que serve o shampoo detox?

Para que serve o shampoo detox?

Quantas vezes você mudou a marca do shampoo ou máscara achando que não faz o mesmo efeito de antes? Você já parou pra pensar que seus cabelos podem estar, na verdade, com saturação de produtos e acúmulo de resíduos? Da mesma maneira que você precisa eliminar as impurezas de sua pele e de seu organismo, os seus cabelos também necessitam de uma limpeza profunda para estarem bonitos e saudáveis.

A linha DETOX para cabelos foi criada para repaginar o seu tratamento capilar. Ela higieniza e elimina as impurezas acumuladas permitindo, desta forma, que substâncias nutritivas se restabeleçam e penetrem no fio.

Mas o que é detox?

Detox é uma palavra que vem do inglês e significa desintoxicar. Desintoxicar é o processo que elimina toxinas e substâncias em excesso que são prejudiciais a qualquer parte do seu corpo.

Mais conhecido e muito utilizado atualmente, são os sucos detox, que tem a função de eliminar as impurezas do corpo. O detox capilar age de forma similar: é um tratamento de limpeza profunda para desintoxicar e revigorar a saúde dos cabelos.

O shampoo normal não limpa meus cabelos?

Sim, limpa. Mas não consegue remover todas as impurezas acumuladas tal como o shampoo detox é capaz de fazer. Funciona da seguinte forma: imagine sua pele com cravos. O sabonete por si só não tem o poder de eliminá-los e você precisará de um sabonete com função adstringente e uma limpeza de pele. Da mesma forma seu cabelo precisa de uma faxina mensal para higienização profunda que remova as impurezas para revitalizar os fios. Apenas com os fios totalmente limpos é que máscaras e ampolas conseguem penetrar profundamente nos cabelos.

Conheça 10 benefícios do detox para o cabelo e couro cabeludo

1. Retira os resíduos mais resistentes de procedimentos químicos;

2. Após banho de mar e piscina, remove o sal e o cloro que ressecam os fios;

3. Elimina completamente os cosméticos (spray, cera, mousse, leave-in, silicone etc) deixados no cabelo;

4. Equilibra a produção exagerada das glândulas sebáceas do couro cabeludo devolvendo o equilíbrio natural;

5. Remove as células mortas do couro cabeludo;

6. Diminui a proliferação microbiana causadora da caspa;

7. Aumenta a oxigenação do couro cabeludo;

8. Prepara o cabelo para tratamentos de hidratação e nutrição;

9. Estimula o crescimento de fios saudáveis e mais resistentes;

10. Desintoxica os fios e o couro cabeludo proporcionando uma limpeza profunda que garante brilho, cabelos soltos com movimento, sem a aparência pesada.

Como usar o shampoo detox

É indicado o uso a cada 15/30 dias.

Pessoas com cabelos oleosos, os efeitos duram menos tempo, podendo ser repetido o procedimento antes deste período.

Quem faz esportes aquáticos e uso excessivo de spray, mousse e produtos impermeabilizantes como silicones, anti frizz etc, poderá necessitar rever este prazo.

Mulheres com cabelos normais ou com química é aconselhável usar apenas a cada 30 dias.

Já quem tem cabelos muito secos é preciso cautela para não ressecar ainda mais o cabelo. Nesta situação, é essencial após o uso do shampoo detox, hidratar bem as madeixas. Portanto, se você tem cabelos secos, porosos ou quebradiços, jamais utilize apenas o shampoo. É necessário o tratamento conjunto com a máscara detox, que além de eliminar os resíduos em excesso, devolve o equilíbrio, brilho e maciez das suas madeixas sem deixá-las ressecadas.

Algumas marcas possuem a linha completa com shampoo esfoliante para o couro cabeludo, shampoo de limpeza profunda, creme de tratamento e finalizador detox. Veja quais os produtos que se enquadra ao seu tipo de cabelo e couro cabeludo.

Atenção ao modo de usar

Após o shampoo, use a máscara detox que repõe as proteínas, aminoácidos, vitaminas e água dos fios e depois finalize com o seu condicionador habitual para selar as escamas do cabelo. Isso porque, enquanto o shampoo abre as cutículas, o condicionador tem a função de selar. Portanto, para uma boa hidratação, a ordem altera o resultado. Condicionador usado antes da máscara fecha a cutícula do fio e atrapalha a absorção de nutrientes do creme de tratamento.

Observe sempre o rótulo do fabricante para que você permaneça com o produto pelo tempo indicado. E não esqueça jamais: o excesso é tão prejudicial quanto a falta.

Leia artigos relacionados:

O segredo do sucesso do D-Pantenol

Passo a passo para deixar seus cabelos sedosos

Vantagens e desvantagens da tintura, henna e tonalizantes

Causas e tratamento da queda de cabelo