Pólipos no nariz altera o olfato

Pólipos no nariz altera o olfato

Pólipo nasal é causado por uma inflamação crônica da mucosa do nariz ou seios da face e atinge cerca de 4% da população. O pólipo é uma “massinha” que cresce por uma inflamação. O formato pode variar de arredondado ou semelhante a um cacho de uva e pode surgir tanto na narina esquerda como na direita, ou mesmo,em ambas. Quando eles incham, provocam obstrução nasal (nariz entupido) podendo também alterar o olfato (cheiro). Normalmente a pessoa tem coriza (nariz escorrendo) e existe também uma sensação de desconforto nos seios da face.

Apesar de ser um assunto bastante estudado, não se sabe ainda a causa que leva o crescimento dos pólipos. Normalmente eles surgem em associação com alguma outra doença, como, por exemplo, a rinite alérgica e a rinossinusite. Pacientes com asma ou pólipos nasais devem evitar a aspirina e medicamentos derivados - ácido acetilsalicílico (AAS) -pois pode desencadear alergia e falta de ar.

O sucesso do tratamento do pólipo consiste em controlar o fator causal, principalmente a rinite alérgica, caso contrário, mesmo com a cirurgia, ele pode retornar.

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel ). Perguntas e Respostas em 22 especialidades médicas. Capítulo de Otorrinolaringologia. Médico responsável Prof. Dr. Oswaldo L. Mendonça Cruz .