Por que eu menstruo por muitos dias?

Por que eu menstruo por muitos dias?

Por que algumas mulheres menstruam por muitos dias e outras por poucos? Qual o tempo considerado normal?
O tempo de menstruação considerado normal varia de 3 a 5 dias. A menstruação é uma camada espessa de tecido, formada dentro do útero pela ação do estrógeno e da progesterona (hormônio secretado após a ovulação), para receber o óvulo fecundado. Quando não ocorre a gravidez, o útero expulsa (descama) esse tecido para fora do corpo, caracterizando a menstruação. Ao término dessa fase, a camada começa a se formar novamente. Menstruar muito ou pouco é uma característica individual. Mulheres com miomas ou pólipo (carne esponjosa dentro do útero) tendem a sangrar muito. Um distúrbio de coagulação também provoca hemorragias.

Uma outra causa frequente de hemorragia é a adenomiose (invasão do endométrio na parede do útero). A adenomiose também é conhecida pelo nome de endometriose interna. Pesquisar a integridade do sistema de coagulação é fundamental em todas as mulheres jovens que têm menstruação intensa. Entre as patologias que se caracterizam por provocar sangramento abundante, especialmente quando ocorre após a menopausa, a mais grave de todas é o câncer do corpo do útero (na sua camada mais interna, no endométrio ).

Vale lembrar, também, que as mulheres que usam DIU de cobre tendem a sangrar mais e por um período mais longo. Já as que fazem uso da pílula anticoncepcional tendem a menstruar pouco.

Prof. Dr. Thomaz Rafael Gollop é autor do capítulo de ginecologia do livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel). *Matéria do livro.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique nelas. Leia também:
* A menstruação antes da menopausa
* Causas de coágulos na menstruação