Por que eu tenho cólica menstrual? O que fazer?

Por que eu tenho cólica menstrual? O que fazer?

Por que algumas mulheres sofrem com cólica menstrual?
No período da menstruação, o corpo produz uma substância chamada prostaglandina. A prostaglandina é um hormônio que faz o útero contrair para expulsar o endométrio (camada do revestimento interno do útero) que cresceu durante todo o ciclo esperando pelo óvulo. Ou seja, quando o óvulo não é fecundado, o endométrio tem que se desprender das paredes do útero e é a prostaglandina que entra em ação para que o útero se contraia e consiga expulsar esse endométrio para fora do corpo. A expulsão do endométrio é o que chamamos de menstruação - clique no link azul e entenda a menstruação.

Algumas mulheres nada sentem durante esse período enquanto outras sofrem com cólicas terríveis. As cólicas nada mais são do que a contração de um órgão oco. Alguns fatores predispõem à cólica menstrual fazendo com que o útero se contraia com maior intensidade, tais como (clique nas palavras em azul e saiba mais):

Mioma na saída do colo do útero,

Pólipo,

Endometriose,

Doença inflamatória pélvica,

• Fatores que obstruam a passagem do sangue.

As cólicas também podem surgir independente das causas mencionadas acima e variar de acordo com a sensibilidade de cada mulher. Algumas têm mais dificuldade em expelir o endométrio tendo, portanto, um desconforto maior devido às intensas contrações durante este ciclo menstrual. Não se sabe as causas que contribuem para que isso ocorra e a dor, nesses casos, também pode variar ou se ausentar a cada ciclo.Acredita-se que fatores genéticos, estresse e distúrbios emocionais possam estar relacionados.

Além da indisposição, as cólicas podem vir acompanhadas de náuseas, vômitos, diarreia e até desmaios. Costuma melhorar até os 30 anos ou após o nascimento do primeiro filho.

Há vários grupos diferentes de remédios usados para o tratamento da cólica, entre eles os anti-inflamatórios e a vitamina B, embora existam mulheres para as quais todos os remédios se mostram pouco eficientes. Entretanto, observou-se que algumas pacientes, ao se tornarem usuárias da pílula anticoncepcional, apresentaram uma melhora no quadro, ou até mesmo deixaram de sentir a cólica.Leia o artigo:Riscos e benefícios da pílula anticoncepcional

Aconselha-se toda mulher que sofre com cólicas menstruais procurar seu ginecologistas para o diagnóstico e tratamento correto.

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Capítulo de Ginecologia. Médico responsável Prof. Dr. Thomaz Gollop.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Matérias relacionadas:
Por que eu menstruo por muitos dias?
Causas de coágulos na menstruação
Menstruar ou interromper a menstruação
A menstruação antes da menopausa
Para que servem e como agem os analgésicos, anti-inflamatórios, antitérmicos e relaxantes musculares