Por que eu tenho tendência a engordar?

Por que eu tenho tendência a engordar?

Em que diferem as pessoas com tendência a engordar, a não engordar, a emagrecer rapidamente e a demorar no processo de emagrecimento, imaginando uma mesma quantidade de ingestão calórica?

Diferem basicamente no gasto energético total de 24 horas (metabolismo). Esse gasto depende do sexo (maior em homens), do peso e da altura (maior quanto maior for o peso e/ou a altura), dos hábitos alimentares e da atividade física.

Além disso, há diferenças genéticas entre os indivíduos quanto ao gasto calórico. Há evidências também que as pessoas diferem no número de células gordurosas no seu organismo e essa quantidade, aparentemente, depende da genética e de fatores ambientais. Evidentemente, pessoas com maior número de células tendem a engordar com maior facilidade e a emagrecer com maior dificuldade, além de terem maior tendência a "reganho" de peso.

Vale esclarecer que a célula de gordura possui dois tipos de receptores de catecolaminas:

• Quando o tipo beta é ativado, inicia-se a queima de gordura;

• Já o tipo alfa, impede a queima de gordura.

A variação na quantidade ou na atividade de um ou de outro tipo de receptor pode levar não só ao aumento de peso como ao acúmulo preferencial de gordura localizada em regiões do corpo.

Leia artigos complementares:
Por que os carboidratos engordam?
Quantidade de calorias indicadas para emagrecer ou manter o peso
Entenda como funciona o metabolismo
Doenças e medicamentos que desequilibram o metabolismo
O ganho de peso após a alimentação
Causas da gordura localizada
Comer pouco faz engordar. Conheça a teoria do platô

Fonte: Capítulo de endocrinologia do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Médico responsável Prof. Dr. Alfredo Halpern. *Matéria do livro.