Próstata e o esperma

Próstata e o esperma

A próstata é um órgão masculino situado abaixo da bexiga e na frente do reto, constituído de tecido glandular e tecido fibromuscular, com formato parecido ao de uma castanha, cujo peso normal no adulto é de aproximadamente 20 gramas.

No sistema reprodutor do homem faz parte a próstata, as vesículas seminais e as glândulas bulbouretrais (Cowper) que produzem um grande número de substâncias, cujas funções fisiológicas estão relacionadas, em sua maioria, com o processo de perpetuação da espécie, participando de processos químicos e biológicos que atuam sobre o espermatozoide.

Do fluído seminal, 1% vem dos testículos em forma de espermatozoides envolvidos em líquido viscoso, as glândulas bulbouretrais são responsáveis por 5% do volume, a próstata 30% e o restante é secretado pelas vesículas seminais. É a uretra que transporta tanto o sêmen (esperma) como a urina fora do corpo.

Glândulas bulbouretrais (Cowper)

É a primeira glândula a secretar durante a excitação sexual. É o fluído pré-ejaculatório e representa 5% do volume ejaculado.O líquido é viscoso e alcalino, eatua como uma espécie de lubrificante do pênis para facilitar a relação sexual, além de neutraliza o PH ácido da vagina e esterilizar a uretra para que os espermatozoides não sejam contaminados.

É raro, mas não impossível, que esta gota contenha alguns espermatozoides, o que justifica os casos de gravidez sem ejaculação completa.

Próstata

Cerca de 30% do volume ejaculado corresponde a secreções produzidas pela próstata que tem a função de produzir o fluído que protege e nutre os espermatozoides no sêmen (esperma), tornando-o mais líquido. Entre as principais substâncias produzidas pela próstata encontram-se:

• Ácido cítrico;
• Poliamina, que conferem o odor característico ao esperma;
• Zinco, que se especula ter fator protetor contra infecções do trato genital;
• Prostaglandina;
• Fosfatase alcalina e ácida;
• Antígeno prostático específico (PSA). O exame laboratorial que indica a dosagem sanguínea da fosfatase ácida e do PSA é utilizado na prática médica como indicador da existência de tumor na glândula.

Vesículas seminais

As vesículas seminais produzem um líquido viscoso que colabora na formação do sêmen, de fundamental importância para a vitalidade do espermatozoide.

Clique nos links abaixo e leia matérias relacionadas:
Sintomas urinários na hiperplasia da próstata
Sintomas do câncer de próstata
Complicações após cirurgia de próstata
Libido masculina
Cirurgia robótica para próstata comparada à cirurgia convencional: riscos e benefícios
Problemas de ereção, o que fazer?

Conteúdo do livro MEDICINA - MITOS & VERDADES (Carla Leonel ) Capítulo de urologia. Médico responsável Prof. Dr. Sami Arap (Prof. Titular Emérito da Disciplina de Urologia da Faculdade de Medicina - USP e Coordenador do Núcleo Avançado de Urologia do Hospital Sírio Libanês.