Qual é a dieta mais eficaz no processo de emagrecimento? Que quantidade de calorias pode ser ingerida ao dia para se emagrecer ou manter o peso?
A dieta mais eficaz deve levar a uma diferença negativa de 500 a 1.000 calorias por dia em relação ao gasto calórico do paciente. Porém, não basta adequar-se do ponto de vista calórico. Deve também ser adaptada ao ritmo de vida e aos hábitos alimentares do indivíduo, devendo incluir, obviamente de maneira controlada, alimentos que fazem parte do dia a dia de todos nós e que são, frequentemente, "proibidos" por algumas dietas (como sanduíches, doces etc.). Para isso, é necessária uma investigação alimentar cuidadosa, tornando a dieta agradável e facilmente suportável.

Toda dieta extremista, após um período, acaba desencorajando o paciente, desestimulando-o. Devemos lembrar que a fase da manutenção é importantíssima, impedindo que o indivíduo volte a engordar ou que viva no eterno modelo sanfona. Portanto, a dieta com resultados positivos é aquela que caminha junto com a realidade do paciente.

O número de calorias gastas pelo indivíduo varia em torno de 2.000, tendo como limites cerca de 1.200 e 2.800 calorias. Portanto, as dietas podem conter desde 800 até 1.800 calorias, conforme o metabolismo do paciente e sua necessidade de perda de peso.

Existe algum exame que possibilite medir individualmente o gasto do metabolismo basal e do metabolismo energético induzido pelo alimento?
Sim. Existe um aparelho chamado calorímetro, que mede o metabolismo de repouso do indivíduo. Através desta medida pode-se calcular o gasto calórico das 24hs dessa pessoa.

Quais as chances de um obeso se tornar uma pessoa magra? Terá de passar a vida toda em dieta?
Dificilmente um obeso se torna uma pessoa magra. Porém, tem boas chances de se tornar uma pessoa de peso normal. Terá, para tanto, de mudar seus hábitos alimentares em um processo de reeducação alimentar, como já descrito nas questões anteriores e/ou suas atividade físicas, de modo definitivo.

Clique no link azul e leia artigos que complementam estas informações:
Entenda como funciona o metabolismo
Doenças e medicamentos que desequilibram o metabolismo
A ingestão de cerca de 7.500 calorias além das necessárias para a manutenção do peso leva ao ganho de 1 quilo na balança
Causas da gordura localizada
Por que eu tenho tendência a engordar?
Dietas radicais podem alterar o metabolismo e te fazer engordar
Quando uma pessoa é considerada obesa

Fonte: Capítulo de endocrinologia do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Médico responsável Prof. Dr. Alfredo Halpern. *Matéria do livro. Perguntas e Respostas em 22 especialidades médicas. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial sem citar a fonte com o link.

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo sem citar a fonte com o link.

SUAS DÚVIDAS NO CONSULTÓRIO MÉDICO
Livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel): capa dura, 800 páginas, perguntas e respostas em 22 especialidades médicas com os mais bem conceituados nomes da Medicina no Brasil. Best-Seller: mais de 300 mil cópias vendidas.
• PROMOÇÃO: Compre um e leve dois. Por apenas R$ 99,00 você recebe 2 livros iguais. Pagamento facilitado em até 10 X R$ 9,90 sem juros no cartão de crédito. O frete é por nossa conta. Válido apenas no Brasil e em um único endereço escolhido por você. Não perca esta oportunidade.
Clique neste link COMPRAR e saiba mais. A informação ajuda no diagnóstico precoce e pode salvar vidas.