Recipientes plásticos no micro-ondas ou freezer pode causar câncer

Recipientes plásticos no micro-ondas ou freezer pode causar câncer

Recipientes de plástico pode causar câncer? Quais os riscos do Bisfenol A e como identificá-los?
Bisfenol (BPA) é um produto utilizado para a fabricação de policarbonato usado na produção da maioria dos plásticos por apresentar alta transparência, resistência térmica e contra colisões. Também pode ser encontrado no revestimento interno de latas usadas pelos fabricantes de alimentos, pois ajuda a prevenir ferrugem e contaminação externa. Porém, enquanto o alimento é protegido, sua saúde está em risco.

O Bisfenol em contato com o organismo causa toxidade, afetando o sistema endócrino e desencadeando o câncer. As mulheres podem ser acometidas pelo câncer de mama e os homens, o de próstata.

Também pode levar a infertilidade tanto no homem como na mulher, assim como afetar o desenvolvimento de fetos e de crianças. Além disso provoca alterações na tireoide e problemas neurológicos. Gestantes que ingerem produtos contaminados pelo Bisfenol A transmitem a substância tóxica diretamente ao feto.

O Bisfenol altera o funcionamento de algumas glândulas endócrinas e pode aumentar ou diminuir a ação de vários hormônios.

Como identificar e se prevenir do BISFENOL

• Antes de acondicionar qualquer alimento em recipientes plásticos verifique na embalagem se existe a indicação BPA free.

• Na dúvida, jamais esquente alimentos ou bebidas em plásticos. Esta substância é liberada em maiores quantidades quando aquecida;

• No resfriamento, este tipo de plástico quando levado ao freezer, também promove a liberação de BPA no alimento ou líquido.

• Atenção a garrafas de plásticos no carro, praia ou piscina, sob o calor do sol. Copos e pratos de plásticos também podem ter BFA na composição. Cafezinho no copo de plástico? Atenção redobrada.

ATENÇÃO: Embalagens recicladas com os números 3 (V) e 7 (PC) no seu interior ou na parte superior das embalagens podem conter BPA (Bisfenol) na composição. NÃO COMPRE. EVITE.

Desde 2012 a ANVISA PROIBIU a fabricação de mamadeiras em policarbonato que contenham Bisfenol A.

Para as outras embalagens, o fabricante deve informar ao consumidor a existência de Bisfenol A (BPA) nos rótulos dos produtos. O Bisfenol é uma molécula instável e pode afetar os produtos com apenas pequenas mudança de temperatura ou danos na embalagem.

Para maior segurança, utilize embalagens de vidro, aço inoxidável ou porcelana para armazenar os alimentos.

Atenção mamães que esquentam mamadeiras de plástico no micro-ondas! Veja se estão enquadradas nas orientações da ANVISA.

Conteúdo do site Medicina Mitos e Verdades com a colaboração dos mais bem conceituados médicos do Brasil.

Clique no link e leia o artigo complementar:
17 dicas para o alimento durar mais tempo e não estragar: como armazenar na geladeira, no freezer e esquentar no micro-ondas.