Para um bom resultado na malhação é preciso equilibrar um programa de treinamento que leve em conta as dificuldades do seu corpo. Existem três tipos físicos principais:
• Ectomorfo: destaque para a estrutura óssea
• Endomorfo: destaque para a gordura
• Mesomorfo: destaque para os músculos

Vamos entender como reage cada um desses tipos físicos assim como indicar o treinamento mais eficiente para alcançar um bom resultado:  

Os ectomorfos tem mais dificuldade em ganhar massa muscular, por isso a musculação deve ser priorizada no programa, pelo menos durante o primeiro ano.
- Os exercícios aeróbicos devem ser feitos com moderação, para não atrapalhar o ganho de músculos por conta do gasto calórico excessivo.
- É recomendado que o programa seja montado com 80% de musculação e 20% de aeróbicos.

Os endomorfos tem maior quantidade de gordura, bem como mais dificuldade para queimá-la.
- Nesses casos existe a necessidade de uma quantidade maior de trabalho aeróbico, embora a musculação seja igualmente importante para modelar o corpo e sustentar o emagrecimento a longo prazo.
- É recomendado um programa com 50% de musculação e 50% de aeróbico.

Os mesomorfos são os grandes sortudos, com maior quantidade de músculos e menor de gordura. Mesmo assim correm o risco de ter alguma parte do corpo com músculos demais, como as mulheres de coxas grossas, ainda que musculosas.
- Nesses casos é importante estabelecer um programa que equilibre isso, diminuindo o estímulo de hipertrofia nesses grupos musculares.
- Como base o programa deve ser feito com 60 a 70% de musculação e 30 a 40% de aeróbicos, com os devidos ajustes para cada grupo.

Existem ainda casos de corpos com uma mistura de dois tipos, como os endomesomorfos, que tem facilidade para ganhar músculos mas também dificuldade para perder gordura. Nessa situação é necessário um ajuste ainda mais preciso para equilibrar e atingir um bom resultado.

Independente do seu tipo físico, não use isso como uma desculpa para o insucesso, mas como um parâmetro para a elaboração de um programa apropriado.

Flávio Settanni é formado em Educação Física pela Fefisa, tem especialização em musculação estética, performance esportiva e em nutrição de resultados. Sócio e diretor técnico da academia boutique SETT desenvolveu seu próprio método de treinamento que traz em seu slogan “Mais que academia. Resultado”, exatamente o que ele acredita e prega ao longo de sua carreira consolidada.

Clique no link abaixo e leia mais artigos na categoria Esportes e Saúde do atleta

Leia também matéria relacionada:
Engorda ou emagrece?

 

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo sem citar a fonte com o link.

SUAS DÚVIDAS NO CONSULTÓRIO MÉDICO
Livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel): capa dura, 800 páginas, perguntas e respostas em 22 especialidades médicas com os mais bem conceituados nomes da Medicina no Brasil. Best-Seller: mais de 300 mil cópias vendidas.
• PROMOÇÃO: Compre um e leve dois. Por apenas R$ 99,00 você recebe 2 livros iguais. Pagamento facilitado em até 10 X R$ 9,90 sem juros no cartão de crédito. O frete é por nossa conta. Válido apenas no Brasil e em um único endereço escolhido por você. Não perca esta oportunidade.
Clique neste link COMPRAR e saiba mais. A informação ajuda no diagnóstico precoce e pode salvar vidas.