Sangramento nasal

Sangramento nasal

Sangramentos nasais em crianças são comuns, especialmente entre 3 e 10 anos de idade. Acontecem pela presença de vasos sanguíneos muito superficiais, localizados em grande número na região anterior do septo nasal (parede que divide as narinas, formada por cartilagem na frente e osso na porção posterior). Em adultos, esse tipo de sangramento já não é tão frequente, mas pode acontecer, especialmente quando houver irritação da mucosa nasal por gripes, poluição atmosférica ou ar seco. O otorrino Prof. Oswaldo Laércio Mendonça Cruz recomenda lavar o nariz apenas com soro fisiológico, instilando-se de 4 a 5 gotas em cada narina, 4 a 6 vezes ao dia, durante 5 ou 7 dias.

Caso os sangramentos persistam, é importante procurar um otorrinolaringologista. Além de excluir doenças mais importantes que possam produzir esse tipo de sintoma como falha na produção de plaquetas no sangue, rinites, hipertensão arterial e tumores, o médico poderá realizar um tratamento local, como cauterização química ou elétrica, sob anestesia local e no próprio consultório que, aliada à medicação via oral, quando necessária, poderá controlar essa situação, por vezes desagradável e inoportuna.

É importante esclarecer que, em relação à hipertensão arterial, ela é frequentemente associada a sangramentos nasais em adultos mas, ao contrário do que parece, não é necessariamente o prenúncio de um derrame cerebral ou de complicações mais graves da doença hipertensiva. É um fato que depende muito mais das condições dos vasos sanguíneos que irrigam a mucosa do nariz.

Muito raramente, os sangramentos podem ser graves envolvendo artérias mais calibrosas da porção posterior do nariz. Nesses casos, recomenda-se a hospitalização da pessoa e o controle do sangramento deverá ser realizado por meio de técnicas endoscópicas e sob anestesia geral.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Matéria relacionada:
Cirrose hepática: sintomas e consequências
Dengue pode causar sangramento no nariz

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel ). Perguntas e Respostas em 22 especialidades médicas. Capítulo de Otorrinolaringologia. Médico responsável Prof. Dr. Oswaldo L. Mendonça Cruz.

As informações contidas nesse site são de caráter informativo. A informação auxilia na prevenção. Consulte sempre seu médico.