Seu filho engasgou com o alimento? Saiba como socorrê-lo

Seu filho engasgou com o alimento? Saiba como socorrê-lo

O engasgo pode ocorrer normalmente na criança e ela consegue evitar que o alimento seja aspirado para o pulmão através de mecanismos de proteção, sendo o principal, o reflexo da tosse. Quando o engasgo acontece e a criança consegue tossir, não faça nada e não assuste a criança. Deixe-a tossir e estimule-a que continue tossindo. A tosse é o mecanismo de defesa do organismo para expulsar o alimento. Se a criança chorar, ótimo.

É sinal que está conseguindo respirar. Não bata nas costas da criança e não tente colocar o dedo para puxar o alimento para fora boca pois pode agravar a situação.

O pediatra Dr. Cláudio Schvarstman esclarece que raramente, pode ocorrer obstrução total da traqueia com risco de falta de ar, seguida de morte. Mas, na ocorrência deste fato, a criança precisa de atendimento de emergência para que seja desobstruído o fluxo de ar e volte a respirar. Ligue 192.

Os sinais de alerta nos engasgos são: coloração roxa-azulada nos lábios (cianose), tosse ou choro sem som, ausência de respiração ou de movimentação. Os pais previamente treinados podem realizar manobras de desobstrução quando a criança não está conseguindo tossir.

• Em menores de 1 ano deve-se colocar a criança sobre uma das pernas e realizar dois golpes nas costas no sentido das nádegas para a cabeça, alternados com compressões com dois dedos no esterno (osso que se localiza no meio do peito).

• Em maiores de 1 ano é possível realizar compressões no abdome com as duas mãos fechadas de baixo para cima. Assim que a criança voltar a tossir espontaneamente, deve-se parar as manobras de desobstrução.

Leia também: Recém-nascido que regurgita muito ou vomita com frequência pode estar doente?