Sintomas de pólipos uterinos

Sintomas de pólipos uterinos

O que é pólipo no útero?
Pólipo é um tipo de tumor, quase sempre benigno e com pouca chance de se tornar maligno. Eles se formam a partir de uma cavidade, neste caso o útero. Um pólipo no nariz, por exemplo, cresce pelas membranas da mucosa nasal.

Quais os tipos de pólipos uterino e que sintomas provocam?
Os pólipos podem ser endocervicais (vindos de dentro do colo do útero) ou endometriais (formados a partir da camada que reveste internamente o útero) - veja a ilustração.

Os pólipos endocervicais são, frequentemente, causa de sangramento após relações sexuais, enquanto os endometriais são causa de irregularidade menstrual ou sangramento menstrual excessivo. Coágulos na menstruação também podem ser um indicativo de pólipo.

O ginecologista Prof. Dr. Thomaz Gollop orienta que em ambas as situações, eles devem ser retirados. Os sintomas regridem e pacientes em período reprodutivo apresentam melhora na fertilidade. Já na pós menopausa, pólipos normalmente não apresentam sintomas.

Qual o tratamento para pólipo uterino? Precisa de cirurgia?
Isso é variável. Nem sempre precisam de tratamento, a menos que causem problema que justifique a cirurgia. Para ambos, a grande novidade é representada pela cirurgia histeroscópica - o cirurgião introduz o material endoscópico dentro do útero e, com pequenos instrumentos, retira o pólipo. A cirurgia é mínima e, depois de algumas horas, a paciente já tem alta.

Leia também matéria relacionadas para complemento de informações:
Sangramento menstrual excessivo
Causas de coágulos na menstruação
Causas e sintomas da endometriose
O que é mioma? Mioma pode virar câncer?
O que é adenomiose?
O tipo de menstruação antes da menopausa
Por que não consigo engravidar?
Diferença entre tumor benigno e maligno

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Capítulo de Ginecologia. Médico responsável Prof. Dr. Thomaz Gollop.