Sinusite

Sinusite


O que é sinusite? Sinusite é o processo inflamatório da mucosa que reveste a cavidade nasal e da face, chamada seios da fase. Conforme você pode observar na imagem, os seios da face situam-se nos dois lados da face na região maxilar (maçãs do rosto), etmoidal (região entre o globo ocular e o nariz) e frontal (testa), e em uma cavidade mais profunda denominada esfenoide.

Essas cavidades comunicam-se com a cavidade nasal através de pequenos orifícios que garantem a drenagem das secreções das mucosas produzidas dentro delas, além da manutenção de uma pressão denominada intrassinusal que é a mesma da pressão atmosférica. Por isso que mudanças bruscas de pressão como ocorre em voos de avião ou mergulho, você pode ficar com o ouvido entupido, principalmente se você tiver com congestão nasal. (Quer saber mais sobre este assunto clique para ler o artigo: Dor e ouvido entupido em voos

Agora fica mais fácil você entender por que a sinusite ocorre em associação a processos inflamatórios da cavidade nasal, como gripes e resfriados. Essas inflamações causam congestão e, consequentemente, diminuição da drenagem dessas cavidades. Se essas secreções ficarem paradas no interior das cavidades, acaba gerando a infecção.

Rinossinusite é a mesma coisa que sinusite?

Sim, e o termo certo é rinossinusite. Esse processo inflamatório ocorre nos seios paranasais que estão em continuidade com as fossas nasais, por isso a denominação correta é rinussinusite. A sinusite ou a rinite de forma isolada é uma situação difícil de acontecer. Geralmente uma atinge a outra.

E a rinite alérgica também pode causar sinusite?

Essa situação pode ocorrer porque a rinite alérgica ativa a formação de pólipos nasais e, associada às alterações anatômicas (como desvio de septo e aumento dos cornetos nasais), e assim, acaba por obstruir de maneira significativa a drenagem e aeração dos seios da fase. Leia o artigo complementar Rinite Alérgica

Quais os sintomas da sinusite? Crianças podem ter sinusite?

Com certeza e a dor de cabeça é o sintoma mais frequente da sinusite em adultos e crianças acima de 6 anos. O mecanismo principal para essa ocorrência é a variação da pressão dentro das cavidades sinusais, pelo acúmulo de secreção e pela diminuição da aeração, com consequente irritação dos filetes nervosos sensitivos da mucosa de revestimento.

A rinossinusite também pode causar sensação de pressão na face, dor na arcada dentária superior, nariz entupido, secreções - catarro (descem por trás do nariz para a garganta ou direto pelo nariz), diminuição do olfato, febre (necessário tratamento com antibiótico), tosse, irritação na garganta, mau hálito e fadiga.

Em crianças menores, o sintoma mais frequente da sinusite é a tosse noturna, predominantemente, seca. A febre e a halitose pode ser consequência de outras patologias como garganta inflamada etc Leia artigo complementar Dor de garganta em crianças e bebês

Quais as principais causas da sinusite?

A sinusite pode ser causada tanto por vírus como por bactérias por consequência de resfriados e gripes, por exemplo. Bactérias de outras patologias o que chamamos de sinusite bacteriana podem se agravar e necessitam de tratamento com antibióticos. A sinusite também pode ser desencadeada por fungos.

É possível ocorrer a sinusite após tratamento dentário?

Sim. A sinusite também pode surgir como complicação de tratamento dentário envolvendo os molares superiores.

Que outras condições podem desencadear a sinusite?

São vários fatores que podem causar sinusite, entre eles:

Resfriados e gripes (principalmente em crianças que frequentam creches e berçarios);

Rinite alérgica, adenoides aumentadas, desvio de septo, trauma nasal ou qualquer outra alteração estrutural da face;

Fatores ambientais: fumaça de cigarro, poluição;

Qualquer fator que provoque o bloqueio de saída dos seios da face para dentro do nariz e provoque alteração na drenagem das secreções pode causar a rinussinusite.

Qual o tratamento da sinusite?

Depende da causa que gerou. Ela pode ser tratada com medicamentos antimicrobianos, antibiótico, corticoide, anti-inflamatórios, remédios vasoconstritores, mucolíticos e lavagem nasal (essa última sempre). Também é importante manter a hidratação para ajudar na eliminação das secreções retidas.

A sinusite pode se tornar grave?

Com certeza. Apesar que muitas sinusites podem ter resoluções espontâneas, podemos dizer que 5% delas podem se agravar. São as sinusites bacterianas que se não tratadas adequadamente pode levar a meningite, abcessos ósseos, cerebrais e na órbita ocular. Portanto, não subestime a sinusite. Procure assistência médica para o tratamento adequado.

Categoria de otorrinolaringologia. Médico responsável Prof. Dr. Oswaldo Laercio Mendonça Cruz.

Prof. Afiliado da Disciplina de Otologia e Otoneurologia do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço da Universidade Federal de São Paulo.