Sol e manchas na pele

Sol e manchas na pele

As manchas da face e de outras áreas do corpo aparecem sempre que há exposição ao sol. Pode atingir todas as pessoas, desde aquelas que não tenham por hábito se expor ao sol até aquelas que frequentam habitualmente ambientes de praia e piscina, já tendo a pele "curtida". O Prof. Dr. Luiz Carlos Cucé, autor do capítulo de dermatologia dolivro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel)explica que no decorrer da vida recebemos, de forma direta ou indireta, ação dos raios ultravioleta que pouco a pouco vão determinando certas alterações da pele.

Em peles claras e em pessoas que se expõem de forma exagerada à luz solar pode surgir melanose solar, ou seja, manchas escuras esparsas que ocorrem na face, no colo, no dorso das mãos e nos antebraços. Essas manchas têm significado importante, pois podem ser o primeiro sinal de um câncer de pele. A mancha em si já é uma precursora de uma lesão cancerosa. Alguns homens e mulheres podem apresentar manchas chamadas de melasma, de causa ainda desconhecida, cujo aparecimento é desencadeado pelos raios ultravioleta do sol. Na presença de manchas cutâneas, aconselha-se procurar um dermatologista para tratá-las.

É importante lembrar que em grávidas e em pessoas que usam pílula anticoncepcional também podem surgir manchas denominadas cloasma. Costumam ser manchas extensas, de cor parda escura, que se localizam principalmente nas maçãs do rosto e na fronte, ocasionando grande desconforto estético. Os cloasmas não estão relacionados com a melanose solar. Eles são decorrentes do estímulo dos melanócitos, por fatores hormonais da gravidez ou do contraceptivo.

O cloasma e a melasma se caracterizam por manchas escuras de limites imprecisos e estão localizados na face, sendo mais comum na região zigomática, nariz, fronte e região supra-labial. Já a melanose solar são manchas escuras menores e esparsas pelas áreas do corpo.