Sono após o almoço

Sono após o almoço

Hábito comum da cultura espanhola, portuguesa e italiana, a famosa “sesta” (ou soneca após o almoço), pode fazer bem a saúde e melhorar o rendimento no restante do dia. Uma pesquisa da faculdade norte-americana Allegheny College recrutou 85 pessoas que foram separadas em dois grupos. Um deles deveria dormir por 45 minutos após o almoço, enquanto o outro permanecia acordado. Todos os participantes foram submetidos a testes de estresse e, após avaliação dos resultados, foi constatada que o grupo que descansou se beneficiava com a pressão arterial mais baixa.

De acordo com Renata Federighi, consultora do sono, o cochilo depois do almoço possui efeitos reparadores, o que influencia na renovação cerebral. “O objetivo desse sono é liberar espaço para armazenar informações de curto prazo e priorizar a absorção de novos conhecimentos, melhorando o desempenho cognitivo. Além disso, proporciona também benefícios físicos, como o aumento da disposição e a diminuição do cansaço e do estresse”, ressalta.

Mas por que sentimos sono após o almoço? “As pessoas costumam sentir sono após o almoço, pois é o período em que o corpo está relaxado e o cérebro está trabalhando com maior lentidão, já que durante a digestão parte do fluxo sanguíneo é desviado para o estômago, moderando a capacidade de sangue em outras áreas como o cérebro e os músculos”, destaca Renata.

O TEMPO IDEAL DA SESTA
No entanto, o sono é importante, desde que não exceda a um determinado tempo. Para os adultos, o ideal é que se descanse no período entre 20 e 30 minutos. Passado esse tempo, alguns estudos demonstram que a pessoa acorda com uma sensação de “ressaca”, relaxado demais e com falta de energia. Já as crianças, o ideal é que a sesta não ultrapasse 2 horas para não sofrerem com a falta de sono noturno.

FIQUE ATENTO
Tirar aquela soneca após o almoço não faz mal a ninguém, mas quando o sono passa a ser constante durante o horário de trabalho ou estudo, é bom ficar atento. Isso pode ser um indício de que algo está errado. Embora uma sonolência passageira logo após o almoço possa estar ligada ao processo digestivo, caso ela se estenda por um período maior deve-se procurar um médico para um diagnóstico mais preciso.

Leia mais artigos na categoria Saúde do Trabalhador

Veja também matérias relacionadas:
Insônia: o perigo dos tranquilizantes
O que provoca o ronco?
Causas, sintomas e consequências da apneia
Os estágios do sono e dos sonhos