Tempo do jejum na anestesia geral

Tempo do jejum na anestesia geral

Por que é importante o jejum antes da cirurgia? Qual o tempo necessário de jejum para alimentos e água para uma anestesia segura?

Durante uma anestesia geral, o sistema nervoso é “desligado” e ocorre uma diminuição dos reflexos que protegem as vias áreas, como a tosse e a deglutição, por exemplo. Desta forma, qualquer conteúdo no estômago pode levar a uma complicação grave chamada de pneumonia aspirativa que significa a entrada de líquidos ou alimentos dentro do trato respiratório durante a respiração.

A aspiração de qualquer conteúdo para o pulmão causa intenso processo inflamatório podendo levar o paciente a desenvolver edema pulmonar, hipoxemia, hipotensão, com rápida progressão para síndrome da angústia respiratória e morte.

A orientação de jejum para anestesia é de 10 horas para alimentos sólidos, e 8 horas para líquidos, incluindo água. Siga rigorosamente as instruções do seu médico e certifique-se se este tempo vale também para o seu caso.

FICA PROIBIDO:

Chiclete
Se é recomendado jejum total, ou seja, não comer e não beber nem mesmo água, logicamente fica proibido mascar chiclete antes da cirurgia. A goma de mascar além de poder ter substância como corantes e açúcar, também estimula a salivação por meio da mastigação. Isso induz a liberação de hormônios digestivos que além de aumentar a atividade dos intestinos, altera os níveis de acidez dos sucos gástricos do estômago provocando regurgitação ou vômito, causa da pneumonia aspirativa explicada na questão acima.

Cigarro
O fumo provoca muita secreção no pulmão (pois é um agente irritativo), o que dificulta a ventilação. Vale destacar que nas cirurgias estéticas, o cigarro prejudica o processo de cicatrização. Seria conveniente abandonar o cigarro no mínimo 15 dias antes da cirurgia.

Piercings e objetos metálicos
Os objetos metálicos também devem ser retirados, pois no caso do uso de bisturi elétrico, uma descarga elétrica pode queimar a região do corpo onde o objeto se encontra.

Lentes de contato
Independentemente do tipo de anestesia, as lentes de contato também devem ser retiradas, pois havendo a necessidade de fazer o paciente dormir, os olhos podem ressecar.

Próteses dentárias
Prótese dentárias devem ser retiradas pois mesmo que não seja uma anestesia geral, sempre há possibilidade de ser necessário entubar o paciente durante a cirurgia.

Esmalte nas unhas
Os esmaltes, mesmo os claros, dificultam a leitura do teor de oxigênio no sangue e da frequência cardíaca do paciente pelo oxímetro, um aparelho colocado no dedo para monitorar.

Maquiagem
Por mais vaidosa que você seja, no momento de uma cirurgia é sua vida que está sob os holofotes. Batom, base e sombra dificultam a observação de sinais de vascularização, como a boca arroxeada, que indica hipotermia (temperatura baixa do corpo) e baixo volume sanguíneo.

Medicamentos
Atenção ao uso de medicamentos. Muitos deles devem ser suspensos até 15 dias antes da cirurgia pois em associação com os anestésicos aumentam as chances de provocar hemorragia. Conheça alguns deles:
• ácido Acetilsalicílico (Aspirina),
• Ibuprofeno (anti-inflamatório),
• Vitamina E,
• Suplementos a base de plantas ou alho,
• Informe seu médico as medicações que lhe causam alergia.

Usuários de drogas JAMAIS devem omitir esta informação. As anestesias, neste caso, terão de ter um protocolo diferente. Para mais informações sobre este assunto clique no link azul e leio o artigo: Sou usuário de drogas. Que problemas posso ter durante uma anestesia?

Veja artigos relacionados:
Tipos de choque: hipovolêmico, cardiogênico, vascular, séptico
Anestesia em casos de emergência
Choque anafilático e anestesia

Anestesiologia: Prof. Dr. José Luiz Gomes do Amaral