Tintura ou tonalizante? Eis a questão

Tintura ou tonalizante? Eis a questão

Não importa o motivo que te leve a mudar a cor dos seus cabelos. Mas a forma do procedimento faz toda a diferença. Tintura ou tonalizante? Eis a questão.Os dois processos são químicos, porém a escolha pelo método requer conhecimento para não comprometer o visual e proteger suas madeixas. Compare e eleja a melhor opção para seu caso.

Tonalizantes não clareiam o cabelo, nem modificam a cor. Tal como o nome sugere, altera apenas o TOM do cabelo. A ação é superficial e não prejudica a estrutura do fio. Funciona como uma “maquiagem”, com efeito temporário e, em média, após 15 lavagens, tudo volta ao que era antes.

É indicado para quem quer disfarçar os cabelos brancos, eliminar o aspecto desbotado, testar uma nova tonalidade ou, simplesmente, realçar o brilho. Também ajuda a diminuir o amarelado típico de tinturas loiras.

Benefícios dos tonalizantes:

1. Uma ótima opção para quem quer experimentar um visual diferente, mas ainda não está totalmente segura em alterar radicalmente a cor dos cabelos.

2. Diferente da tintura que provoca danos químicos, os tonalizantes têm fórmulas menos agressivas, pois não possuem amônia na composição. Algumas marcas são livres até mesmo de oxidantes.

3. Perfeito para quem tem cabelos finos ou danificados: protege e trata os fios já que algumas marcas contêm substâncias que também condicionam o cabelo.

4. Os tonalizantes são a primeira alternativa para quem quer disfarçar a chegada dos indesejáveis cabelos brancos. Mas quando os brancos atingirem 50% a 70% da sua cabeleira, a magia não faz mais efeito. É este o momento de mudar para a tintura.

Como aplicar o tonalizante

1. Independente do produto que você for aplicar é recomendado testar antes, para certificar que não vai desenvolver alergia. Se em 48 horas nada acontecer, siga os próximos passos.

2. Como o shampoo abre a cutícula dos fios, o ideal é que o cabelo seja lavado antes de passar o tonalizante para que o pigmento penetre melhor. Lave apenas com shampoo e, depois, aplique o tonalizante nos cabelos úmidos.

3. Para facilitar, divida o cabelo em quatro partes e passe o tonalizante da raiz até as pontas com o auxílio de um pincel.

4. Aguarde o tempo estabelecido pelo fabricante e depois enxague, massageando, até sair todo o produto. Em seguida, para melhor resultado, proceda a lavagem com shampoo para cabelos tingidos e use um creme hidratante.

5. Não ultrapasse o tempo de ação para não ocorrer alteração da cor. O excesso de pigmento também prejudica a textura do cabelo.

6. Os tonalizantes alteram a cor temporariamente, já que o pigmento fica depositado apenas na superfície do cabelo. Isso significa que a cada lavagem, o processo vai se perdendo. Repita o procedimento, em média, a cada 10 lavagens, ou quando sentir necessidade.

7. Siga as instruções do fabricante.

Tintura

A tintura é uma opção permanente e mais agressiva. Para um resultado bonito, seus cabelos precisam estar fortes e saudáveis, já que mudar a cor existe todo um processo químico que altera a fibra capilar.

Diferente do tonalizante que apenas “maquia” o cabelo, no método de coloração permanente, o pigmento da tinta é depositado no interior do fio. Para que este processo seja possível, substâncias químicas agem para abrir a cutícula do fio eliminado o pigmento natural do cabelo, substituindo pela cor da tinta.

Por isso, na tintura, é necessário um tempo de ação maior para que estas etapas ocorram de forma completa.

A amônia é responsável por abrir as escamas do cabelo e retirar o pigmento natural. Já o oxidante (água oxigenada) libera oxigênio para alterar a cor do fio.

Clareamento da cor

O volumagem da água oxigenada é quem dita a capacidade de clareamento. Cabelos muito escuros necessitam de oxidantes mais fortes e perdem até 1 tom do clareamento, independente do volume da água oxigenada.

20 volumes: clareia até 2 tons
30 Volumes: clareia até 3 tons
40 Volumes: clareia até 4 tons.

Cobertura de cabelos brancos

Pode ser feita com oxidante de 20 vol.

Atenção à medida correta de água oxigenada indicada pelo fabricante

• Adicionar quantidade inferior à indicada pode tornar a cor opaca.
Excesso de oxidante dificulta a cobertura dos fios brancos.

Significado dos números das tintas

Os tons naturais são representados em uma cartela de cores com 10 tons:

Preto absoluto - 1
Preto natural - 2
Castanho escuro - 3
Castanho Médio - 4
Castanho Claro - 5
Loiro Escuro - 6
Loiro Médio - 7
Loiro Claro - 8
Loiro muito claro - 9
Loiro claríssimo - 10

Colorações superclareadoras é uma alternativa menos agressiva que a descoloração. São representadas pelos números:
Loiro super claro – 11
Loiro ultra claríssimo - 12

Para alcançar este tom de clareamento, a composição da coloração possui maior quantidade de amônia e menos pigmento de base.

Apesar da quantidade de amônia ser maior (em média 2% ), comparada com as tintas convencionais (0,5% a 1%), ainda assim é menos agressivo que o processo de descoloração. É a amônia que tem o poder de eliminar a melanina que dá a cor do cabelo. A descoloração elimina até 45% da cisteína do fio, um importante aminoácido responsável pela saúde e crescimento dos cabelos. Resultado: probabilidade maior para ressecamento e corte químico.

Os números depois do ponto (ou vírgula)

Cada número que surge após o ponto (ou vírgula), representa as nuances e reflexos acrescentados na tonalidade da cor. Se estiver descrito com números repetidos, significa a combinação de duas nuances para neutralizar ou intensificar a cor da tinta (ex: 4.36 – castanho dourado avermelhado). Se não existir nenhum número ou for descrito com 0 (ex: 6.0), significa que o tom é natural, sem mistura.

Cinza - ( .1 )
Irisado ou Mate - ( .2 )
Dourado - ( .3 )
Acobreado - ( .4 )
Acaju - ( .5 )
Vermelho - ( .6 )
Marrom ou chocolate - ( .7 )
Azul - ( .8 )
Verde/Mate (dependendo do fabricante, violeta) - ( .9 )

Hora da decisão

Analise o estado do seu cabelo, a existência de outros processos químicos e escolha a alternativa mais adequada ao seu caso. Evite tomar esta decisão sozinha. Peça auxílio a um cabeleireiro. Depois de decidido e orientada corretamente, independente do método escolhido, você poderá até mesmo pintar os seus cabelos em casa. Um lembrete importante: hidrate sempre suas madeixas após qualquer procedimento químico.

Clique no link azul e leia mais artigos da categoria Beleza e Bem-Estar